Cresce adesão dos municípios goianos ao Monitora

Rio Verde é um dos municípios goianos que aderiu ao Monitora. (Foto: Prefeitura de Rio Verde)

Desde o final de abril deste ano, os municípios goianos passaram a ter acesso gratuito a um novo serviço digital para facilitar o diagnóstico de Covid-19. Trata-se do Monitora Goiás, que se encontra acessível na plataforma Expresso, do Governo de Goiás. O programa tem o diferencial de fornecer o teste de Covid-19 gratuitamente para a população: o resultado também pode ser acessado por meio do Expresso.

Por enquanto, o Monitora já obteve a adesão de 28 municípios. Outros três estão em treinamento para adotarem o programa como reforço no diagnóstico da doença e na autoavaliação.

A superintendente de Sistemas e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Luiselena Luna Esmeraldo, que integra a equipe de gestão do Monitora, diz que o procedimento de autoavaliação do paciente se dá mediante a utilização de inteligência artificial. “Esse processo define a probabilidade diagnóstica da Covid-19, a partir da relação de sintomas e considerações informadas pelo paciente”, explica.

A superintendente define o Monitora Goiás como importante ferramenta de controle à Covid-19, pois permite a qualquer cidadão ter acesso ao teste e a realizá-lo de forma agendada, evitando aglomerações e esperas. “O programa permite atendimento humanizado, uma vez que o cidadão escolhe local e horário mais conveniente para fazer a coleta e, posteriormente, será comunicado por SMS quando da conclusão do exame. E também previne a disseminação do vírus, pois as pessoas que tiveram contato com algum paciente infectado serão contatadas pelos órgãos de saúde para também agendarem seus testes”, afirma.

Os 28 municípios que integram a rede do Monitora já realizaram 3.055 procedimentos de autoavaliações até o início de junho, tendo 2.482 pessoas consideradas elegíveis para se fazer o teste de Covid-19. Luiselena acredita na tendência de crescimento da procura pelo programa. “Trata-se de um programa que possibilita a realização do teste da Covid sem custo para o cidadão, à medida que ele for sendo divulgado, a adesão virá naturalmente”, credita.

Luiselena ainda acrescenta duas informações importantes: a adesão ao Monitora pelos municípios só é possível junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES), para obterem login e senha de acesso ao sistema; o serviço está disponível no portal Expresso (www.expresso.go.gov.br) na internet e no aplicativo nas lojas dos celulares.

Municípios que aderiram

Abadia de Goiás

Águas Lindas

Aragarças

Barro Alto

Bela Vista

Caldas Novas

Catalão

Cocalzinho

Cristalina

Formosa

Goianésia

Goiatuba

Gouvelândia

Hidrolândia

Itaberá

Itumbiara

Jataí

Luziânia

Maurilândia

Novo Gama

Pires do Rio

Planaltina

Quirinópolis

Rio Verde

Santa Helena de Goiás

São Simão

Urutaí

Valparaíso