GoiásFomento avança na implementação do Programa de Compliance Público

A Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento), orientada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), dará início à nova etapa do Programa Compliance Público. Em reunião realizada no dia 10 deste mês, que teve como foco a Gestão de Riscos, ficou definido que esta ação abrangerá em 2021 mais três áreas da instituição financeira: Gerência de Tecnologia da Informação, Assessoria de Orientação e Apoio ao Empreendedor e Gerência de Rede Credenciada.

Sob a orientação do Governo do Estado, por meio da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE), o Programa de Compliance Público objetiva assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos, fomentando a ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos. O Programa está sendo implementado em todos os órgãos públicos e instituições estaduais.

Segundo o gerente de Riscos Corporativos da GoiásFomento, Porthos  Albuquerque Motta, o Programa de Compliance Público (PCP) possui quatro eixos. A Gerência, através de consultoria fornecida pela CGE, está implantando o eixo 4 de Gestão de Riscos, em especial os relacionados aos riscos operacionais, com modelo baseado na ISO 31.000, no âmbito da instituição financeira.

Mapeamento de riscos

As áreas de atendimento, licitações e recursos humanos foram contempladas na primeira fase, informou o gerente. Ele acrescentou que, nesta segunda fase, as áreas selecionadas foram as de rede credenciada, pós-crédito e tecnologia da informação. Foram utilizados modelos de definição de escopo (propósito) e de mapeamento de riscos, que foram preenchidos pelos donos de riscos de cada área em questão.

“Foram promovidas reuniões para orientar cada área e como proceder nas atividades de identificação dos riscos e conhecimento do negócio”, disse. Conforme Porthos Albuquerque, a Agência de Fomento, por ser regulada pelo Banco Central, já possui estrutura de gerenciamento de riscos baseada nos moldes do Comitê de Basileia; e vê o PCP como oportunidade de agregar mais um modelo de instrumento de gestão, para garantir conformidade e alcance de resultados para a Alta Administração.

Cultura ética

Para o presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar, por se tratar de uma instituição financeira que trabalha com a oferta de crédito e, portanto, lida com recursos financeiros, mantendo contato direto com seus clientes (micro e pequenos empreendedores), os funcionários da Agência de Fomento devem ser criteriosos na observância dos padrões de ética e transparência em todas suas  ações. Dessa maneira, conforme destacou, o Programa de Compliance Público vem contribuir para construir e reforçar ainda mais a cultura ética dentro da instituição.

Participaram da reunião do dia 10, que tratou da apresentação do Programa e orientação sobre a Gestão de Riscos e preparação do documento inicial (Contexto), os colaboradores da Gerência de Tecnologia da Informação (GETEC), Assessoria de Orientação e Apoio ao Empreendedor (ASSAE) e Gerência de Rede Credenciada (GEREC), além das consultoras da CGE.