Goiás de Resultados é destaque nacional em Identificação Civil Neonatal

A automatização da Declaração de Nascidos Vivos permitirá, no nascimento, a integração da biometria da criança e da mãe. (Foto: Divulgação)

Os projetos Bebê Ipasgo e Biometria Neonatal, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), monitorados pelo Programa Goiás de Resultados, foram destaques na reunião nacional do Grupo de Trabalho que discute soluções para a criação de um modelo de Política Nacional de Identificação Civil Neonatal, promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “Tenho muito orgulho do que estamos desenvolvendo no Programa Goiás de Resultados. São projetos pioneiros no País e que, graças à idealização do governador Ronaldo Caiado, em pouco tempo, se tornaram referência nacional”, afirmou o vice-governador Lincoln Tejota, coordenador do programa.

Uma das pautas da discussão foi a automatização da Declaração de Nascidos Vivos (DNV), que permitirá, no nascimento, a integração da biometria da criança e da mãe. Também foi instituído um fórum de discussão técnica e de compartilhamento de soluções, gerido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para avançar no desenho de um modelo que atenda a todas as localidades, que seja acessível e que garanta a coleta biométrica com a qualidade necessária.

O projeto Bebê Ipasgo serviu de referência ao projeto do modelo único de identificação biométrica nacional e inspiração para vários estados. O Governo de Goiás iniciou sua implementação em 2020. O projeto, pioneiro no Brasil, foi monitorado pelo Programa Goiás de Resultados e reuniu o Ipasgo e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO) para a instituição da biometria neonatal nas maternidades de Goiânia.

“Continuaremos avançando nas diretrizes e metas prioritárias do nosso governo.  O próximo passo é a identificação civil dos recém-nascidos, com a emissão da carteira de identidade, além de avançar na biometria dos cidadãos. Assim, vamos permitir melhores condições de planejamento das políticas de segurança pública e de desenvolvimento social”, reforçou o vice-governador Lincoln Tejota.