Juntos pelo Araguaia recupera áreas e inaugura viveiro em Piranhas

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) encerra o lote um do Programa Juntos Pelo Araguaia em Piranhas. Evento celebra ações implementadas na recuperação de 100 hectares de áreas degradadas no município de Piranhas e, inaugura o Centro de Produção Florestal Sustentável para o Bioma Cerrado, que vai abastecer o programa para ações de recuperação ambiental.
Reconhecido como uma das iniciativas ambientais mais importantes do mundo, o Programa Juntos Pelo Araguaia é desenvolvido pela Semad, em parceria com o Instituto Espinhaço, idealizadora do programa e executora dos quatro primeiros lotes.
Juntos pelo Araguaia
A integração de políticas públicas para a restauração de nascentes e afluentes do Rio Araguaia contribuem para o abastecimento público, visando o aumento da disponibilidade hídrica e a recomposição florestal por meio da condução da regeneração, adensamento e enriquecimento.
“Vocês não têm ideia do poder, do exemplo que Piranhas está dando para o Brasil e para o mundo”, destacou a titular da Semad, Andréa Vulcanis, na primeira parte da cerimônia, realizada na Câmara de Vereadores de Piranhas. Como não usa recursos públicos, a verba do programa foi doada pela empresa Anglo American.
Durante a cerimônia, a produtora rural Claudia Kelia de Sousa emocionou a todos ao relatar que conseguiu superar um grave problema de escassez hídrica em sua propriedade com ajuda do programa.
“Estávamos totalmente sem água, muito seco. O projeto chegou, com profissionais tão atenciosos, e hoje jorra água na nossa propriedade. Temos água em abundância”, afirmou.
A coordenadora do Juntos Pelo Araguaia, Maiara Soares, diz que mais de 100 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa, que alcança 16 municípios de Goiás. Por meio do lote um, a iniciativa colaborou com o aumento da produção de água em propriedades rurais e melhoria da economia local, com a implantação de 690 hectares, em 5 municípios, que estão em execução atualmente, e mais de 200 mil mudas plantadas.
Centro de Produção Florestal do Cerrado

O Centro de Produção de Mudas Nativas para o Bioma Cerrado fica no trevo da cidade de Piranhas – saída para Goiânia, entre a BR-158 e a GO-060. O terreno foi cedido pela proprietária rural Ana Amélia Nogueira. Nele, será feito todo o trabalho de coleta e análise de sementes, produção de mudas cultivo e o plantio nas propriedades rurais selecionadas pelo Programa.
O local é administrado pelo Instituto Espinhaço, responsável pela produção e distribuição das mudas aos lotes do projeto e, ainda, pela execução dos 4 primeiros lotes do Programa Juntos Pelo Araguaia. Atualmente, o Centro de Produção de Mudas tem capacidade de produção de 600 mil mudas por ano, mas a expectativa é que chegue a 4 milhões por ano.