Educação alerta para prazo de solicitação da isenção de taxa do Enem

Pedido deve ser feito exclusivamente na Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br (Foto: Divulgação)

Interessados em prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 gratuitamente poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição de 14 a 25 de abril, alerta a Secretaria da Educação de Goiás. O prazo também, se aplica para aqueles que precisam justificar a ausência na edição de 2024, caso tenham faltado nos dois dias de prova.

O cronograma foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e está disponível no Diário Oficial da União. Em Goiás, mais de 56 mil estudantes podem se beneficiar da gratuidade, desde que atendam aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Quem pode solicitar a isenção?

De acordo com o Edital nº 18/2025, podem solicitar a isenção da taxa os candidatos que se encaixam em um dos seguintes perfis:

  • estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas em 2025;
  • candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas, com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.

Como solicitar?

O pedido deve ser feito exclusivamente na Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br. Caso o candidato tenha esquecido a senha de acesso, será possível recuperá-la seguindo as instruções no site.

Justificativa de ausência

Candidatos que foram beneficiados com a isenção da taxa no Enem 2024, mas não compareceram aos dois dias de prova, deverão apresentar uma justificativa para obter a gratuidade na edição de 2025. O processo também, será realizado pela Página do Participante, dentro do mesmo período de 14 a 25 de abril.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por universidades públicas e privadas, além de programas como Sisu, Prouni e Fies. Por isso, é fundamental que os estudantes fiquem atentos aos prazos e garantam sua participação.