Aplicativo para denúncias é disponibilizado para força-tarefa

A cobertura tecnológica atende demandas em um raio de até 100 quilômetros. O filtro aplicado tem como objetivo diminuir a quantidade de trotes e notícias falsas sobre o paradeiro do fugitivo

Para contribuir com a operação de captura a Lázaro Barbosa Sousa, foi colocado à disposição da força-tarefa, de forma exclusiva e gratuita, o aplicativo Brasil Mais Seguro. A ferramenta tem a capacidade de receber a denúncia dos moradores da região e identificar a localização do denunciante, por meio da tecnologia de georreferenciamento. O aplicativo irá auxiliar diretamente na operacionalidade da checagem das informações repassadas.

“A pessoa vai baixar esse aplicativo no seu celular e a partir do momento em que ela aciona o alerta, seja localização ou texto, essa informação já chega georreferenciada para nós. Tendo o ponto exato, vamos administrar a parte operacional para ver qual recurso nós empregaremos, se vai ser um helicóptero ou alguma equipe terrestre, para fazer uma averiguação mais exata e em tempo mais célere”, explica o tenente coronel da Polícia Militar de Goiás, Pedro Henrique Batista.

A cobertura tecnológica atende demandas em um raio de até 100 quilômetros. O filtro aplicado tem como objetivo diminuir a quantidade de trotes e notícias falsas sobre o paradeiro do fugitivo. “Nós recebemos muitas denúncias de outros estados. Então isso facilita, já sendo um filtro natural, porque a gente quer denúncias de pessoas que tenham informações reais”, informou.

A ferramenta irá somar às ações que já vem sendo realizadas pela força-tarefa, que inclui a criação de um disque denúncia específico para a operação. Segundo a delegada da Polícia Civil, Paula Meotti, até o momento, 3.800 denúncias foram registradas. Entretanto, a maior parte delas não contém informações relevantes para o trabalho policial. “São mais sugestões, palpites da população, notícias que não auxiliam a polícia diretamente nas investigações”, pontua.

Ainda de acordo com a delegada, todas as notícias que chegam à central são devidamente checadas. Por isso, as informações falsas atrapalham diretamente a operação, impossibilitando que as denúncias reais sejam apuradas de maneira célere. “Nós estamos com analistas 24 horas nesse disque denúncia para processar essas informações. Nós pedimos, em contrapartida, responsabilidade da sociedade para se limitar a nos passar dados concretos, informações que nos auxiliem realmente na localização do Lázaro”, enfatiza.

A expectativa é de que o aplicativo otimize o trabalho policial, garantindo também maior segurança a quem denuncia. Para utilizar a ferramenta, basta realizar um breve cadastro, como explica Fernando Eduardo da Veiga, responsável pela tecnologia. “No momento em que você tiver qualquer pista do foragido, se sentir inseguro, basta clicar no botão de alerta e já cai na central de monitoramento, agilizando muito mais o atendimento dessa ocorrência. Todos os dados são sigilosos”.

O aplicativo Brasil Mais Seguro está disponível para download nas lojas Android e iOS. “A ferramenta foi desenvolvida com baixo consumo de bateria e pouca memória, para que todos os usuários possam baixar. Funciona com wi-fi e dados móveis e é totalmente gratuito”, completa.

As equipes policiais que compõem a força-tarefa seguem em operação para captura de Lázaro, na região de Cocalzinho de Goiás. O trabalho, coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), é realizado de forma ininterrupta, envolvendo as polícias Militar e Civil de Goiás e do Distrito Federal, Polícia Federal e Rodoviária Federal, além da DPOE/DF.