Goiás deve colher safra recorde de cana-de-açúcar em 2025

Produção de cana-de-açúcar em Goiás deve alcançar 78,5 milhões de toneladas na safra 2024/25, consolidando estado como terceiro maior produtor do país (Foto: Wenderson Araújo/CNA)

A produção de cana-de-açúcar em Goiás deve alcançar 78,5 milhões de toneladas na safra 2024/25, consolidando o estado como o terceiro maior produtor do país. Os dados são do quarto levantamento do Acompanhamento da Safra Brasileira de Cana-de-Açúcar, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O volume representa um crescimento de 2,6% em relação à safra anterior e deve estabelecer um novo recorde na série histórica da cultura em território goiano.

Dentre os fatores que impulsionam esse avanço estão os aumentos de 1,6% na área colhida, que deve atingir 969,7 mil hectares e o ganho de produtividade nas lavouras da safra atual. A estimativa é que o rendimento médio alcance 81,0 toneladas por hectare, o que representa um crescimento de 1,0% em comparação com o ciclo passado.

Goiás deve colher safra recorde de cana-de-açúcar em 2025
Área colhida estimada é de 969,7 mil hectares, com produtividade média de 81 toneladas por hectare (Foto: Wenderson Araújo/CNA)

Os números positivos também devem refletir de maneira expressiva na etapa industrial da cadeia. A fabricação de açúcar pode alcançar 2,9 milhões de toneladas, enquanto a estimativa para o etanol é de 4,87 bilhões de litros, um crescimento de 8,8% e 2,7% respectivamente, comparado a safra 2023/24.

“É um resultado bastante expressivo, que mostra a força do setor sucroenergético em Goiás. Temos uma cadeia produtiva estruturada, com investimentos constantes em tecnologia e manejo, o que contribui diretamente para esses números positivos”, avalia o titular da Secretaria Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende.

Goiás deve colher safra recorde de cana-de-açúcar em 2025
Números positivos também devem refletir na etapa industrial da cadeia. Fabricação de açúcar pode alcançar 2,9 milhões de toneladas, enquanto estimativa para produção de etanol é de 4,87 bilhões de litros (Foto: Wenderson Araújo/CNA)

Para o secretário, o levantamento mostra que Goiás representa cerca de 11,6% de toda a produção nacional de cana-de-açúcar, o que ressalta o empenho do agricultor goiano no cenário nacional.

De acordo com o secretário, o desempenho reforça o papel estratégico do estado no agronegócio brasileiro.

“A cana-de-açúcar é responsável por milhares de empregos diretos e indiretos, além de ser peça fundamental na geração de energia limpa, por meio do etanol. A expectativa de produção recorde de cana-de-açúcar reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento do agro em Goiás”, conclui.

Saiba mais

Goiás fortalece sustentabilidade no agronegócio com nova unidade de pesquisa

Agronegócio goiano deve ter recorde no valor bruto da produção em 2025

FCO Rural aprova R$ 104,7 milhões para agricultores goianos