Cavalgada abre a 78ª Exposição Agropecuária de Goiás

O governador Ronaldo Caiado marcou presença na tradicional cavalgada que antecede a 78ª Exposição Agropecuária de Goiás, em Goiânia. Montando em sua mula Africana e acompanhado de outras autoridades, entre elas o vice-governador Daniel Vilela e centenas de cavaleiros, o evento neste sábado (10/5) percorreu várias ruas da capital. Passou pela região da 44, Avenida Goiás, Praças Cívica e do Cruzeiro, além do Bosque do Buritis.
Caiado reafirmou a conexão do governo com uma das maiores tradições do estado e pontuou a relevância da Pecuária. Frisou que o evento celebra o agro, que é fundamental para a economia goiana.
“Será uma festa democrática e participativa. As pessoas terão acesso a shows maravilhosos com gente de Goiás e do Brasil e vamos apresentar aquilo que é fruto do trabalho do produtor rural, que orgulha e que sempre alicerçou a vida desse país. É uma homenagem ao homem do campo. É a integração do setor urbano e rural, todos convergindo conforme a nossa cultura em Goiás”, garantiu.
O governador ainda reforçou que a tradição reforça o vínculo do estado com o setor e estimula o desenvolvimento sustentável. “Estamos recuperando essa festa linda, mais antiga de Goiás, voltando a beleza da Pecuária com apoio de todos os poderes envolvidos e com resultado para a população, que neste ano não vai ter que pagar para acompanhar todo esse evento”, informou Caiado.
O vice-governador Daniel Vilela também considerou a Pecuária como uma das festividades mais tradicionais do Estado. “Goiânia vive novos ares, um novo momento e a festa desse ano vem para refletir e trazer todo esse sentimento para os goianienses. E a cavalgada marca isso”, frisou.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, também destacou a união para deixar a festa mais democrática. “Conseguimos um consórcio para brindar o goianiense. Vai ser uma festa linda. Temos uma expectativa de 500 mil pessoas passando por aqui”, projetou.
Exposição Agropecuária
A 78ª Exposição Agropecuária de Goiás será de 15 a 25 de maio, no Parque de Exposições Agropecuárias Pedro Ludovico Teixeira, no Setor Nova Vila. Com uma estrutura de 500 mil metros quadrados, o evento oferecerá shows, exposição de animais de raça, leilões, palestras e ações de responsabilidade social e ambiental.

A programação também destaca uma grande exposição de animais de várias raças, como bovinos, equinos e ovinos, com foco em animais premiados e reprodutores de alto valor genético. Em 2024, o evento movimentou cerca de R$ 400 milhões, consolidando sua importância econômica para o setor.
Ao comentar a cavalgada pelas ruas de Goiânia, o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, Gilberto Marques, destacou a visibilidade para o campo, bem como o anúncio da festa da Pecuária.
“Temos essa preocupação de unir o campo e a cidade no Parque de Exposição. E temos a maior satisfação de dizer que a entrada será gratuita. É uma forma de democratizar e trazer pessoas que não convivem com o campo no seu dia a dia para estar aqui dentro e entender que elas também fazem parte do agro”, considerou.
A entrada gratuita na Pecuária será mediante retirada de ingresso pelo site meubilhete.com ou na bilheteria do parque, com cadastro de CPF. O Governo de Goiás também reforçou o compromisso com a segurança, mobilizando todas as forças estaduais, incluindo as polícias Militar, Civil, Penal, Técnico-Científica e o Corpo de Bombeiros, para garantir a tranquilidade de todos durante o evento.