Fórum sobre Tabagismo alerta para perigos dos cigarros eletrônicos

Um dos principais focos do evento é a conscientização da população, especialmente os jovens, sobre os perigos dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (Foto: Agência Brasil)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) promove o I Fórum Goiano sobre Tabagismo e Estratégias de Enfrentamento com Foco nos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), nos dias 15 e 16 de maio, em Trindade.

O principal objetivo é promover a atualização e o aprimoramento de conhecimentos sobre o tabagismo, com ênfase nos DEFs, e fortalecer a capacidade de profissionais de saúde e demais atores sociais no desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção e controle do tabagismo no estado.

Programação

O fórum contará com uma programação diversificada, incluindo palestras, workshops e mesas redondas com a participação de especialistas de renome nacional e estadual. Entre os temas abordados, destacam-se o panorama do tabagismo no Brasil e em Goiás; os desafios e perspectivas na regulação dos DEFs; estratégias de comunicação e educação em saúde para prevenção ao uso de DEFs; e políticas públicas e articulação interinstitucional no controle do tabagismo.

Segundo Magna Maria de Carvalho, gerente de Vigilância Epidemiológica de Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde da SES-GO, o debate traz uma reflexão importante e urgente, principalmente para o público jovem, que é alvo das divulgações principalmente nas redes sociais.

“O efeito do tabagismo com os dispositivos eletrônicos é devastador, principalmente para os jovens que têm sido diagnosticados com doenças pulmonares cada vez mais cedo”, destaca Magna.

Participantes

O evento terá a participação da Chefe da Divisão de Controle do Tabagismo da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Maria José Giongo; além de representantes de importantes instituições, como Sociedade Goiana de Pneumologia, Ministério Público Estadual, Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipais, Vital Strategies (China, USA, Uruguai e Argentina), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Secretaria Estadual e Municipal de Educação, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Faculdade Pernambucana de Saúde- FPS

Cigarros eletrônicos

Os DEFs, também conhecidos como cigarros eletrônicos, vapes ou pods, têm se tornado cada vez mais populares entre os jovens, impulsionados por campanhas de marketing que os apresentam como alternativas seguras ao cigarro tradicional.

No entanto, estudos científicos têm demonstrado que os DEFs também são prejudiciais à saúde, podendo causar dependência de nicotina, problemas respiratórios, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer.

Durante o evento, serão apresentadas estratégias eficazes de prevenção e controle do tabagismo, com o objetivo de alertar os jovens sobre os riscos dos DEFs e incentivá-los a não iniciarem o uso desses dispositivos.

Serão discutidas campanhas de comunicação e educação em saúde que utilizem linguagem acessível e canais de comunicação relevantes para os jovens, como as redes sociais. Além disso, serão apresentados cases de sucesso de campanhas de prevenção ao tabagismo realizadas em redes sociais, com foco nos DEFs, pela Aliança para o Controle do Tabaco.

Serviço

Evento: I Fórum sobre Tabagismo e Estratégias de Enfrentamento
Quando: Dias 15 e 16 de maio, a partir das 8h30
Onde: Hotel Ligouri, em Trindade
Endereço: Av. Raimundo de Aquino, 1000 – Vila João Bras, Trindade