Basileu França abre temporada 2025 de balé

Espetáculo “Coppélia” marca abertura da temporada 2025 de balé da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França (Fotos: Cinthia Oliveira)

O retorno de Coppélia aos palcos do Teatro Escola Basileu França marca a abertura da temporada 2025 de balé de repertório da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França. Dos dias 22 a 25 de maio, o público poderá conferir o espetáculo que reúne a Cia Jovem Basileu França e a Orquestra Filarmônica de Goiás, em uma superprodução inspirada na versão original de 1870.

Os ingressos, ao preço de R$  40, estão à venda no portal Sympla. Os espetáculos são às 20 horas, dos dias 22 a 24, e às 19 horas, no dia 25.

Clássico do repertório romântico, Coppélia foi remontado pelas maiores companhias de balé do mundo desde sua estreia na França. No Brasil, chegou pela primeira vez em 1918 com a Companhia Russa Ana Pavlova, e só ganhou releitura nacional em 1951, pelo Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em Goiânia, a montagem mobiliza 150 bailarinos e bailarinas da unidade Basileu França, com os destaques Jaquelyne Barbieri e Nattalia Tiemi nos papéis de Swanilda e Coppélia, e o convidado Victor Caixeta como Franz. A trilha sonora original de Léo Delibes ganhará vida nas mãos da Orquestra Filarmônica de Goiás.

Basileu França abre temporada 2025 de balé
Em Goiânia, montagem mobiliza 150 bailarinos e bailarinas da unidade Basileu França, com destaques para Jaquelyne Barbieri, Nattalia Tiemi e para o bailarino convidado Victor Caixeta (Fotos: Cinthia Oliveira)

“O público vai se surpreender com esse espetáculo que difere de outros produzidos no período romântico, do final do século XIX. Todos os personagens são reais, o amor não é impossível, e o desfecho não é regado de tristeza. Ao contrário do que muitos estão acostumados a ver no palco, o enredo e a coreografia são um convite para despertar os melhores sentimentos de quem assiste”, afirma a diretora artística Simone Malta, responsável pela versão goiana de Coppélia.

Coppélia

A trama, inspirada em duas narrativas de E.T.A. Hoffmann e coreografada originalmente por Arthur Saint-Léon, acompanha Swanilda, que desconfia das atenções do noivo Franz por uma misteriosa moça que só aparece à janela do Dr. Coppélius. Ao invadir a casa e descobrir tratar-se de uma boneca mecânica, ela engendra divertidas confusões que conduzem ao desfecho alegre e cheio de humor.

Com 18 anos de trajetória, a Cia Jovem Basileu França já apresentou de três a seis balés de repertório por temporada e se consolidou como uma das principais companhias de dança do país.

Entre seus êxitos mais recentes, estão dois dos três prêmios do Brasil no Youth America Grand Prix (YAGP), nos EUA, em abril, além do tricampeonato no Festival de Dança de Joinville 2024 e a premiação de melhor bailarino no Prix de Lausanne 2024, com João Pedro dos Santos Silva, fruto da excelência no processo formativo da escola.

Serviço

Assunto: Balé de repertório Coppélia
Quando: 22 a 24 de maio, às 20h e no dia 25 de maio, às 19h
Onde: Teatro Escola Basileu França, Setor Leste Universitário, Goiânia (GO)
Ingressos: R$ 40, no portal Sympla

Saiba mais

Basileu França é destaque internacional na formação de bailarinos

Bailarinos goianos levam dois dos três prêmios do Brasil nos EUA

Bailarinos de Goiás representam o Brasil no “Oscar” do balé mundial