Estado amplia parceria com maior parque urbano tecnológico da América Latina

O governador em exercício Daniel Vilela anunciou, nesta quarta-feira (14/05), a ampliação da parceria com o Porto Digital de Recife, em Pernambuco (PE), o maior parque tecnológico urbano da América Latina, durante visita ao município.
Acompanhado dos secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, José Frederico, e de Indústria e Comércio, Joel Braga, Daniel Vilela conheceu de perto modelos de inovação em tecnologia e Inteligência Artificial (IA) aplicados na gestão pública local, e que já é uma experiência de sucesso na gestão do Hub Goiás.
“Conhecemos in loco toda a transformação digital promovida pelo Porto Digital. É algo que desperta muito a nossa disposição e vontade de replicar esse modelo de sucesso em Goiás. É uma parceria que com certeza vai fazer com que a gente também possa crescer e alavancar esse setor de tecnologia e economia criativa”, explicou Vilela.
José Frederico sublinhou que o Porto Digital é um grande case nacional e internacional de inovação, e que Goiás está no mesmo rumo com o Hub Goiás, o primeiro Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador público da região Centro-Oeste do país.
“Entendemos que o futuro vai passar pela tecnologia, por formar pessoas na área, por startups e negócios inovadores. Essa parceria entre Goiás e Pernambuco está dando certo e vai ainda mais longe”, projetou.
A intenção da gestão estadual é reunir startups, centros de pesquisa e empresas de base tecnológica em um Distrito de Inovação e IA. O projeto é de responsabilidade do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A iniciativa ainda está em fase de estudos e formatação de projeto, que está sendo realizado pelo próprio Porto Digital.
“Aproveitamos o encontro para estreitar as relações e a cooperação que inclui o Hub Goiás, que completará dois anos de atividade, bem como o desenho de um distrito de inovação para fortalecer a tecnologia e o desenvolvimento econômico dos estados”, comentou o diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital, Heraldo Ourem.
O parque tecnológico de Recife possui mais de 30 mil metros quadrados, com mais de 475 empresas que, juntas, têm um faturamento superior a R$ 6 bilhões.

Encontro
Ainda em Recife, Daniel Vilela se reuniu com o prefeito do município, João Campos, para debater o uso de tecnologia para a melhoria dos serviços oferecidos à população e políticas de inovação em gestão urbana.
“Que bom que estamos recebendo esse pessoal de Goiás, que sabe trabalhar e fazer serviço, para compartilharmos a experiência de uma cidade nordestina que tem investido muito em tecnologia”, disse João Campos ao destacar que estados e municípios devem estar próximos, buscando soluções e interlocução federativa.
O governador em exercício conheceu ainda o Embarque Digital, um programa educacional da prefeitura de fomento à formação de capital humano especializado em tecnologia, que contribui para a inclusão produtiva de estudantes que se encontram em vulnerabilidade social, reforçando o ecossistema de inovação.
Por fim, a comitiva conheceu as instalações da Empresa Municipal de Informática (Emprel) de produção de materiais de treinamento e capacitação para servidores públicos.
Daniel Vilela ressaltou que um governo digitalizado garante melhores condições de vida à sua população.
“Recife é hoje o grande case de sucesso, de transformação digital, de conexão direta lá na ponta com a população. Voltamos para Goiás com boas ideias, querendo levar grande parte das soluções que foram desenvolvidas aqui”.
Saiba mais
Amazon avalia investir em Goiás após conhecer política estadual de IA
Hub Goiás será o palco do maior festival de criatividade do mundo
Caiado propõe lei que incentiva o desenvolvimento da IA no estado
Juceg implementa inteligência artificial para otimizar atendimento
Fapeg e UFG firmam parceria para aplicar inteligência artificial em políticas públicas