Estado marca presença na 78ª Exposição Agropecuária de Goiás

O Governo de Goiás participa da 78ª Exposição Agropecuária de Goiás, um dos eventos mais tradicionais do agronegócio goiano. A feira é de 15 a 25 de maio, no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira.
A participação é por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas — Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa)
Durante o evento, que contará com uma programação diversificada, incluindo espaço dedicado à agricultura familiar, além da conexão entre o campo e a cidade, será realizada uma feira da agricultura familiar com a participação de produtores rurais comercializando alimentos como mel, queijos, doces e outros itens típicos da tradição goiana. A iniciativa valoriza o trabalho dos pequenos produtores e oferece ao público alimentos de qualidade com identidade regional.
Além da comercialização de produtos, haverá plantão técnico para apresentar os programas e projetos voltados ao produtor goiano, como o Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás (PAA Goiás), Crédito Social e Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO Rural), entre outros. Também serão oferecidas orientações sobre defesa agropecuária.
“A Pecuária de Goiânia é uma vitrine do que há de melhor no campo. Participar desse evento com ações concretas, como a feira da agricultura familiar e a Caravana do SIM, mostra que estamos ao lado de quem produz e queremos garantir mais oportunidades, segurança e visibilidade ao agro goiano em todas as suas dimensões”, destaca o secretário de Agricultura, Pedro Leonardo Rezende.
Além dos órgãos da Seapa, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), também estará presente com viaturas e equipamentos utilizados na Patrulha Rural Georreferenciada — ação que reforça a segurança no campo e aproxima os produtores das forças de segurança.
A Polícia Civil atuará de forma integrada com a Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Técnico-Científica e o Corpo de Bombeiros para garantir a segurança durante todos os dias do evento.
Neste ano, pela primeira vez, a entrada para a Pecuária de Goiânia será gratuita. Os ingressos devem ser retirados pelo site, sendo opcional a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições sociais de Goiânia.
Caravana do SIM
Um dos destaques da programação é a Caravana do SIM, iniciativa da Seapa que estimula a adesão dos municípios ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O encontro será realizado no dia 21 de maio (quarta-feira), no Auditório Augusto Gontijo, das 8h às 16h.
A programação inclui palestras e mesas-redondas com esclarecimentos sobre o funcionamento do sistema, que permite a comercialização de produtos de origem animal em todo o estado.
Confira a programação completa.