Municípios goianos participam de pesquisa nacional sobre nutrição da população

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás acompanha a realização do II Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2024), realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A pesquisa é de grande relevância para a saúde pública brasileira e fará visitas programadas a 15 mil domicílios em 124 municípios do país, com o objetivo avaliar o estado nutricional e os hábitos alimentares de crianças de até seis anos de idade e de suas mães.
Em Goiás, os municípios selecionados para receber as equipes de entrevistadores são: Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Jataí, Luziânia, Planaltina, Senador Canedo e Valparaíso de Goiás. A coleta de dados teve início em maio de 2024 e seguirá até novembro de 2025, dividida em cinco ondas de visitação domiciliar, com uma equipe nacional composta por 273 entrevistadores.
Pesquisa nacional sobre nutrição da população
A Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância do apoio das gestões municipais e dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na divulgação e acolhimento da pesquisa, incentivando a participação da população e fortalecendo a confiança no trabalho dos entrevistadores.
Em caso de dúvidas, gestores, profissionais de saúde e a população podem entrar em contato com a linha telefônica gratuita do ENANI-2024: 0800 888 0022. Informações adicionais também estão disponíveis no site oficial do estudo: https://enani.nutricao.ufrj.br.
O coordenador Estadual de Alimentação e Nutrição da SES/GO, Cristiano Martins da Silva, reforça que a população pode ajudar recebendo os pesquisadores e, em caso de dúvida, checando as informações nos canais oficiais do ENANI.
Já os gestores municipais de saúde podem ajudar na divulgação de que a pesquisa está em andamento e pedindo a adesão da população.
“Os gestores podem contribuir nos canais de comunicação do município explicando para as pessoas que a pesquisa é segura e como ela será feita”, orienta Cristiano.
ENANI-2024
O ENANI-2024 atualiza os dados obtidos em 2019, quando a primeira edição do estudo identificou avanços importantes, como a redução da anemia (de 20,9% em 2006 para 10% em 2019) e da deficiência de vitamina A (de 17,4% para 6%).
Esses resultados embasaram importantes mudanças nas políticas públicas, como a reestruturação dos programas nacionais de suplementação de ferro e vitamina A.
Neste ano, o ENANI trará uma fotografia atualizada da alimentação e nutrição infantil no Brasil no cenário pós-pandemia de Covid-19, possibilitando não apenas o aprimoramento das políticas de saúde e nutrição, mas também a comparação internacional dos impactos da pandemia na infância.