Ouvidorias de Saúde de 73 municípios recebem computadores

Secretário Rasível Santos destacou a importância dos equipamentos para o avanço dos trabalhos desenvolvidos pelas Ouvidorias (Foto: Marco Monteiro)

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) entregou 80 computadores para a estruturação e reforço dos serviços de 73 Ouvidorias Municipais de Saúde. A ação foi nesta quarta-feira (21/05), no auditório da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, em Goiânia.

O secretário da Saúde Rasível Santos destaca que a aquisição e repasse dos equipamentos representam um grande passo para o avanço das ações das Ouvidorias Municipais de Saúde.

“As ouvidorias atuam como um canal para as manifestações da população, desde as reclamações aos elogios. Essas informações são de grande importância para a melhoria dos serviços de saúde”, pontuou.

A SES-GO investiu na aquisição dos computadores R$ 297.600,00, provenientes de incentivo financeiro repassados pela Ouvidoria Geral do SUS, do Ministério da Saúde. A gerente da Ouvidoria Setorial da SES-GO, Karen de Oliveira Santos, destacou que atualmente existem 103 Ouvidorias Municipais de Saúde.

Destas, 73 foram implantadas até o mês de agosto e, por esse motivo, foram contempladas com os equipamentos. As demais serão beneficiadas em breve.

Ouvidorias

O subsecretário de Controle Interno e Compliance da SES-GO, José Augusto Carneiro, informou que a Ouvidoria da SES-GO é a que tem maior número de demandas no Estado, com cerca de 37 mil manifestações por ano.

“São registros importantíssimos que nos ajudam a tomar decisões estratégicas”, sublinhou. Ele acrescentou que o tratamento desses dados reflete a necessidade da população.

O superintendente de Governo Aberto e Participação Cidadã, Sérgio Carvalho, enfatizou que o repasse de novos equipamentos possibilita o incremento da escuta ativa da população e, em consequência, o fortalecimento do controle social.

Ele destacou que a Ouvidoria da SES-GO é responsável pela metade das manifestações realizadas em todo o Estado, o que simboliza a importância da unidade na esfera estadual.