Goiás dobra número de UTIs em “Alta Conformidade”, segundo Anvisa

A Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente, realizada anualmente pela Anvisa, mostra que Goiás apresentou 31 Serviços de Saúde com UTI classificados como em Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente de 2024, o que corresponde a 39%, superando a meta de 10% proposta pela Anvisa no Plano Integrado.
O estado obteve 88% de adesão das unidades à Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, superando a meta de 85% da Anvisa. Goiás contou com 90 serviços de saúde com UTI em funcionamento por um período igual ou superior a 10 meses, sendo que destes, 79 serviços participaram da Avaliação Nacional.
A avaliação foi realizada em 2024 e referiu-se ao funcionamento e as ações realizadas no ano anterior, 2023). Os serviços que foram classificados como de Alta conformidade serão certificados durante I Simpósio Estadual de Segurança do Paciente de Goiás, que será no próximo dia 3, das 7 horas e 30 minutos às 14 horas na Assembleia Legislativa do estado de Goiás (Alego).
O evento será realizado pela Coordenação Estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecção em Serviços de Saúde de Goiás (CESPCISS), da Gerência de Vigilância Sanitária, Superintendência de Vigilância Sanitária, Ambiental e de Saúde do Trabalhador, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO).
O objetivo é certificar os serviços de saúde que ficaram em Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente nos serviços com leitos de UTI e Diálise do estado de Goiás em 2024 e divulgar a Avaliação Nacional das Prática de Segurança do Paciente de 2025.
O simpósio conta com a participação, dos diretores dos serviços de saúde com UTI, dos representantes dos Núcleos de Segurança do Paciente dos hospitais com UTI e dos serviços de hemodiálise. A inscrição para participação do evento é por meio do link.

Avaliação Nacional
A Anvisa promove anualmente, em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSP VISA dos estados e DF) do país, a “Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente” para hospitais com leitos de terapia intensiva (desde 2016) e para serviços de diálise (desde 2022).
Esta iniciativa está apoiada no Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, consistindo em uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.
O instrumento para os hospitais com leitos de UTI avalia 21 indicadores de estrutura e processo e, para serviços de diálise, 18 indicadores, todos são baseados na RDC n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde e em outras normativas federais.
Serviços de Diálise
Em relação aos serviços de Diálise crônica, Goiás contava com 38 serviços em funcionamento por um período igual ou superior a 10 meses, sendo que destes, 33 serviços participaram da Avaliação Nacional, ficando com 87% de adesão à Avaliação Nacional das Práticas de segurança do Paciente, atingindo e superando a meta de 60%, constante no Plano Integrado.
Saiba mais
UTI do Crer é uma das melhores do país pelo terceiro ano consecutivo
HEI promove cuidado integral e humanizado para pacientes da UTI