Saúde orienta acesso ao medicamento Oseltamivir

Prescrição do medicamento deve ser considerada em julgamento clínico, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início da doença (Foto: Reuters/Leonhard Foeger/Arquivo)

Com o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), a Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) reforça a orientação para os profissionais de saúde e população em geral quanto à disponibilidade do medicamento Oseltamivir (Tamiflu) para os pacientes com sintomas gripais e fatores de riscos para Srag.

O medicamento reduz a proliferação dos vírus da gripe, influenza A e B, pela inibição da liberação de vírus de células já infectadas, inibição da entrada do vírus em células ainda não infectadas e inibição da propagação do vírus no organismo.

O Ministério da Saúde (MS) é o responsável pela aquisição e envio do medicamento para os estados, que realizam a distribuição para as Regionais de Saúde e para os municípios. O ente municipal é responsável por definir a estratégia de distribuição nas farmácias das unidades de saúde como UBS, Cais, Ciams e UPAs.

O ideal é que a medicação esteja disponível sem restrição de horário para que a população tenha acesso ao buscar a unidade, pois a negativa pode dificultar o retorno do paciente. A orientação é que o município divulgue a lista das unidades e horários para as equipes médicas e população em geral.

Medicamento

A prescrição médica deve ser baseada em julgamento clínico, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início da doença. Também é importante a prescrição de medicamentos para tratar os sintomas gripais e reforçar a necessidade da hidratação, independentemente da situação vacinal, mesmo em atendimento ambulatorial. Não é necessário apresentar exame que confirme a doença (influenza).

A gerente de Assistência Farmacêutica da SES-GO, Gysella Santana, explica que o estado possui estoque do medicamento. “Participamos da Sala de Situação monitorando os estoques junto às regionais para que o medicamento não falte aos municípios”, explica Gysella.

O Guia de Manejo e Tratamento de Influenza 2023 do MS pode ser acessado.

Sala de Situação

Na quinta-feira (22/05), a SES-GO realizou a segunda reunião da Sala de Situação de Doenças Respiratórias, que realiza o acompanhamento estratégico das Srags, monitorando os dados de ocupação das unidades de saúde estaduais e a evolução dos casos em tempo real.

Diversas áreas da secretaria participam da Sala de Situação, como a Assistência Farmacêutica, Atenção Primária, Regionais, Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis, Regulação, Emergência em Saúde Pública e Imunização. Goiás registra até o momento 4.882 casos de Srag, com 265 óbitos.

Vacinação

A SES-GO ampliou a vacinação contra a influenza para toda a população a partir de 6 meses de idade, no dia 16 de maio. A vacinação contra a gripe (influenza) foi iniciada no dia 1º de abril e, após 45 dias de vacinação voltada para os grupos prioritários, a cobertura vacinal foi ampliada para toda a população a partir de 6 meses de idade.

A cobertura em Goiás está em 28,17% para os grupos prioritários. A secretaria distribuiu aos municípios goianos 1.499.400 doses da vacina. É importante reforçar que mesmo com a liberação, os grupos como idosos, crianças e gestantes, que são os mais propensos a desenvolverem quadros graves de gripe, devem se vacinar.