Ação concentrada prepara pacientes que farão bariátrica no HGG

Unidade de saúde prevê redução na fila de espera por procedimentos que possuem alta demanda (Foto: Suzane Meira/Idtech)

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, realiza, até junho, uma ação concentrada para realização de exames endoscópicos em pacientes em preparação para a cirurgia bariátrica, por meio do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO) do HGG.

Com a iniciativa, a unidade de saúde prevê uma redução na fila de espera por procedimentos que possuem alta demanda, realizando um total de 124 exames. Os atendimentos ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) são realizados aos sábados das 8 às 12 horas, no Setor de Apoio Diagnóstico do hospital.

A chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva do HGG, Daniela Milhomem, destaca que o exame endoscópico é essencial para a realização da bariátrica, já que por meio dele é possível identificar outras enfermidades que podem comprometer o tratamento.

“Úlceras gástricas e lesões pré-malignas, por exemplo, podem impactar significativamente na avaliação desse paciente. Então, se o usuário não realizar todos os procedimentos necessários até o dia da cirurgia não poderemos oferecer a melhor opção de tratamento para ele. E o hospital tem condição de oferecer todas as etapas para o paciente. Enquanto isso, outras avaliações com os serviços de psicologia, nutrição e fisioterapia vão sendo realizadas”, finalizou.

Qualidade de vida

As pacientes do PCCO, Adriana Santana Silva Rodrigues, de 52 anos, e Wnandila Kelly Lourenço, de 46 anos, foram contempladas com os exames, que são obrigatórios para quem está em preparação para a cirurgia. Elas contam que estão ansiosas para a continuidade do tratamento e para a realização da tão sonhada cirurgia.

“Eu busco por essa cirurgia bariátrica desde 2019. Há cerca de dois meses iniciei os atendimentos no PCCO. Esses acompanhamentos iniciais já estão me ajudando muito, inclusive na perda de peso. Eu estava com 123 quilos e já perdi 10. Só tenho a agradecer pelo atendimento. Todos os médicos e demais colaboradores são pacientes e educados conosco”, afirmou Adriana.

Já Wnandila Kelly Lourenço espera para iniciar o tratamento há cerca de dois anos.

“Eu consegui uma vaga e comecei o acompanhamento com a equipe multiprofissional. A minha expectativa é ter mais saúde e disposição. Estou um pouco ansiosa, mas sei que tudo dará certo. Hoje eu vim de Nova Veneza para fazer esse exame e estou feliz porque essa oportunidade vai ajudar a diminuir meu tempo de espera para a cirurgia”, disse.

Saiba mais

HGG é referência em cirurgias bariátricas e metabólicas em Goiás

HGG realiza 1ª captação múltipla de órgãos de 2025

Governo entrega mais uma etapa de obras do Novo HGG