Estudantes de Atitude movimenta colégios estaduais em todo o estado

As unidades escolares inscritas no projeto Estudantes de Atitude têm uma missão especial em 2025: é a Tarefa Especial, um importante critério de pontuação. Neste ano, as mudanças climáticas são o tema central das ações.
No lançamento desta etapa, foi destacado que se trata de uma atividade muito divertida, mas que também promove profundas reflexões.
A atividade será realizada em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e abordará um tema fundamental: “O clima está mudando, e você?”. Para cumprir essa tarefa, os estudantes deverão elaborar uma redação sobre a temática, refletindo sobre o papel da cidadania diante das mudanças climáticas.
O secretário da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Marcos Tadeu, destacou esse momento como fundamental para a consolidação do projeto Estudantes de Atitude.
“Essa ação é muito importante, uma vez que, além da CGE e da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), também participam como parceiros a CGU e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado”, explicou.
Entrar no clima
A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, ressaltou que o projeto se destaca por reforçar a questão da convivência e a importância da educação na formação cidadã.
“A Seduc Goiás não é só alfabetizar, não é só ensinar. A educação também é apoiar e ensinar a viver em sociedade, a ter uma vida longa, com saúde e com respeito ao meio ambiente, que é o tema dessa nova tarefa”, destacou.
A secretária de Meio Ambiente de Goiás, Andreia Vulcanis, comentou que provocou a equipe do Estudantes de Atitude a pensar sobre um tema que hoje domina os debates mundiais.
“Eu provoquei essa turma a pensar fora da caixa, a entrar no clima, não só falando de proteção, fiscalização e conservação, mas também sobre como criar uma nova série de esforços que sejam mais coerentes e pacificadores com o desenvolvimento da natureza”, ressaltou.
A Tarefa Especial é uma missão surpresa que se renova a cada edição do projeto Estudantes de Atitude. Antes dessa missão, os estudantes realizaram a Auditoria Cívica em mais de 600 unidades escolares, produzindo mais de 2500 relatórios que estão sendo tabulados e analisados pela equipe do projeto Estudantes de Atitude.
Estudantes de Atitude
O programa Estudantes de Atitude é promovido pela CGE/GO, em parceria com a Seduc/GO. O objetivo é incentivar alunos, professores e comunidade escolar a realizarem práticas relacionadas à transparência, controle social, voluntariado e prevenção à corrupção.
A competição é realizada entre as escolas públicas estaduais e a ideia da premiação é reconhecer os melhores projetos desenvolvidos e que trazem boas transformações à realidade do ambiente escolar e da comunidade.
Saiba mais
Colégio estadual de Trindade leva o grande prêmio do Estudantes de Atitude 2024