Aplicativo de transporte de pacientes do HGG alcança 95,2% de satisfação

Condutor de pacientes realiza o transporte dos usuários do SUS após solicitação via aplicativo (Foto: Suzana Meira/ iDTECH)

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) lançou, neste ano, o Aplicativo de Transporte de pacientes, uma ferramenta que permite a solicitação informatizada para transportes de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro da unidade de saúde do Governo de Goiás.

Com intuito de avaliar o desempenho da ferramenta, o Escritório da Qualidade do HGG realizou uma pesquisa de satisfação com pacientes e equipes assistenciais que utilizam o serviço, mensurando resultados satisfatórios.

Por meio de pesquisa à beira leito, os usuários afirmaram ter uma ótima experiência no transporte efetuado pelos condutores, alcançando um índice de 95,2% de satisfação. O levantamento também contou com a participação de colaboradores do hospital, que mencionaram melhorias significativas na segurança do paciente.

Pesquisa

A gerente do Escritório da Qualidade do HGG, Aline Maia, explica que a pesquisa tem o objetivo de compreender como a ferramenta está funcionando na prática.

“Além de evidenciarmos pontos positivos, também temos a oportunidade de identificar pontos de melhorias para o aprimoramento das atividades na unidade de saúde. Será uma pesquisa quadrimestral que contribuirá para verificar se os pontos de melhoria identificados na primeira pesquisa foram corrigidos garantindo o gerenciamento da implantação”, pontuou.

Segundo o gerente de Apoio Logístico e Operacional do HGG, Jhony Cajueiro, a implantação do sistema de aplicativo também representa um grande avanço no gerenciamento dos chamados dos condutores de pacientes.

“Antes, utilizávamos exclusivamente comunicação por rádio, o que dificultava a organização, o registro e o acompanhamento das solicitações em tempo real. Com a ferramenta, passamos a operar de forma muito mais estruturada, moderna e eficiente. Além disso, uma das principais transformações proporcionadas pelo sistema foi a possibilidade de mensurar dados com precisão”, destacou.

O aplicativo não apenas otimizou a rotina operacional, como também fortaleceu a tomada de decisão com base em dados concretos. Para a instituição, isso representa um ganho significativo em eficiência, qualidade assistencial e valorização dos profissionais envolvidos”, afirmou.

O paciente do HGG, Ramsés Fraga, que foi conduzido pelos condutores da unidade para a realização de um exame, observou atentamente o trabalho dos profissionais que recebem os chamados de deslocamento por meio de aplicativo.

“Me sinto muito mais seguro sendo guiado por eles, pois são os profissionais que sabem exatamente aonde devo ir, além de me ajudarem a me locomover de uma instalação a outra com segurança e agilidade. Os condutores também são muito atenciosos conosco, nos explicando cada detalhe do caminho.”

Aplicativo de transportes de pacientes do HGG

O aplicativo de transportes de pacientes do HGG é utilizado pela equipe assistencial que, por meio da plataforma, aciona os condutores para deslocamento dos pacientes internados pelas dependências do hospital.

Os condutores são responsáveis pelo transporte dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro das unidades de saúde, sejam por meio de ambulâncias, macas ou cadeiras de rodas.

Anteriormente, o contato para fazer a locomoção dos usuários internados na unidade era realizado apenas via rádio comunicador. As equipes assistenciais podem solicitar o transporte dos pacientes para qualquer outra área do hospital via aplicativo (acessível por celular ou computador), fazendo, por exemplo, a solicitação do deslocamento do paciente para realização de um exame.

O aplicativo conta com diversas funcionalidades que identificam as informações principais do paciente que será transportado, como por exemplo, o local onde o paciente está e para onde ele deve ser conduzido, além das mensurações via relatório do tempo gasto em cada transporte, fluxo de abertura de chamados e efetividade do serviço. O aplicativo possui navegação semelhante aos serviços atuais de transportes como Uber, 99 e inDrive.