Seapa promove instalação do Conselho Estadual de Irrigação

Segundo o secretário Tiago Mendonça, a junção de todas as entidades do conselho vai promover políticas públicas voltadas à dinamização da economia de Goiás com a geração de emprego e receita no campo (Foto: Seapa)

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) sediou, nesta terça-feira (29/06), a instalação do Conselho Estadual de Irrigação, criado pela Lei nº 18.995/2015 e regulamentado pelo governador Ronaldo Caiado por meio do Decreto Estadual nº 9.816/2021. O Conselho reúne representantes de órgãos e entidades do setor e é vinculado à Seapa, com atribuições de órgão consultivo e deliberativo.

O Conselho é presidido pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, que destacou a irrigação como prioridade no Estado na atual gestão do governador Ronaldo Caiado. “A junção de todas as entidades do Conselho Estadual de Irrigação vai ser de grande importância para a realização de políticas públicas voltadas à dinamização da economia do nosso Estado, gerando emprego e receita no campo”, enfatizou.

Conforme explicou o superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social da Seapa, José Ricardo Caixeta Ramos, um dos objetivos principais é a discussão da Política de Irrigação no Estado de Goiás. “Um dos pontos mais importantes é elaboração do Plano Estadual de Agricultura Irrigada que vai direcionar ações e políticas para o desenvolvimento de regiões mais carentes, como o Norte e o Nordeste do Estado”, acrescentou.

Além da Seapa, fazem parte do Conselho Estadual de Irrigação a Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás (Irrigo), Associação Goiana dos Municípios (AGM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Federação das Indústrias de Goiás (Fieg) e Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). É composto, ainda, por Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Saneago e Enel.