Goiás de Fibra: Goinfra orienta empresas quanto ao uso de faixas de domínio

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) orienta empresas sobre diretrizes para uso das faixas de domínio das rodovias estaduais para execução do programa Goiás de Fibra. A iniciativa, conduzida pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), consiste na instalação de 3 mil metros de cabos de fibra óptica para ampliar a conectividade da população com órgãos públicos em municípios, distritos e comunidades.
O alinhamento de informações é considerado elemento crucial para garantir a segurança de usuários e trabalhadores durante a prestação de serviços. Com essa premissa, o diretor de Segurança Viária da autarquia, Flávio Cavalcante, se reuniu com representantes do Consórcio Sonda e da Goiás Telecom, executoras do contrato, oportunidade em que concedeu autorização para o início das atividades.
“A faixa de domínio é o espaço público que compreende as rodovias e suas margens — local onde, geralmente, são implantadas redes de infraestrutura como a fibra óptica. Respeitar as normas técnicas e legais garante a integridade da via, a segurança de motoristas, trabalhadores e pedestres, além da preservação ambiental”, reforça Flávio.
Goiás de Fibra
O programa do Governo de Goiás, surgiu com intuito de interligar, em uma primeira etapa, os 125 municípios compreendidos nas regiões Norte, Nordeste, região metropolitana de Goiânia e Entorno do Distrito Federal com conexões de alta velocidade. Os investimentos são de R$ 500 milhões, com previsão de aplicação ao longo de cinco anos. A intenção, entretanto, é preparar a infraestrutura para alcançar as 246 cidades goianas.
Com a finalização do projeto, o Estado de Goiás passará a contar com uma infraestrutura moderna e de alta capacidade para a transmissão de dados. A nova rede promete ampliar significativamente a conectividade dos órgãos públicos, beneficiando especialmente áreas estratégicas como educação, saúde e segurança pública, para além de favorecer a inclusão digital.
Saiba mais
Governo e Consórcio Sonda formalizam contrato do Programa Goiás de Fibra