Bairro de Campinas celebra 215 anos

Vice-governador Daniel Vilela celebra os 215 anos de Campinas com entrega de obras, ações culturais e reafirmação da parceria entre Estado e município (Foto: Cristiano Borges)

Aos 215 anos, o bairro de Campinas voltou ao centro das atenções nesta terça-feira (08/07), com a transferência simbólica da capital municipal para a região. O vice-governador Daniel Vilela participou da solenidade ao lado do prefeito Sandro Mabel e reforçou a necessidade da união entre governo estadual e prefeitura, bem como a importância histórica do bairro – berço de Goiânia e eixo fundamental da requalificação urbana em curso.

“Campinas é a origem da nossa capital e precisa ocupar também um papel de destaque no futuro da cidade. O Governo de Goiás é parceiro da prefeitura nesse processo de reconstrução, que devolve dignidade, beleza e dinamismo a regiões tradicionais que foram deixadas para trás por muito tempo”, afirmou Daniel.

As celebrações começaram com missa na Igreja Matriz e se estendem, ao longo do dia, com a entrega de obras de revitalização no Parque Campininha das Flores, Praça Joaquim Lúcio, Coreto, Praça do Ginásio e instalação de nova iluminação pública em LED, com substituição de 1.584 pontos por meio do programa Brilha Goiânia.

Na Praça Joaquim Lúcio, às 16 horas, haverá apresentação do Sexteto da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Na sequência, às 17 horas, jogo beneficente no Estádio Antônio Accioly e apresentação cultural em comemoração aos 215 anos do bairro, às 19 horas, no mesmo local.

Cooperação institucional

Durante o evento, Sandro Mabel ressaltou os investimentos no setor e o resgate do convívio comunitário.

“Estamos devolvendo Campinas aos campineiros. Revitalizamos praças, iluminamos ruas e vamos reformar o trânsito com um novo corredor e estacionamento rotativo. Campinas precisa reviver, e essa transformação já começou”, disse o prefeito.

Daniel reforçou que o Estado tem atuado de forma estratégica ao lado do município para melhorar a mobilidade, modernizar o transporte coletivo e recuperar equipamentos públicos.

“Estamos trabalhando para que, até o fim de 2026, Goiânia tenha a melhor rede de transporte coletivo do país. A capital exige planejamento e união de esforços. E é isso que estamos construindo com o prefeito Sandro”, afirmou.

O vice-governador também defendeu a transferência da manutenção de praças esportivas para a gestão municipal, após reforma com recursos do Estado.

“Essa parceria já deu certo em outras cidades. A prefeitura tem mais agilidade para cuidar desses espaços e garantir que a população tenha acesso a atividades de lazer e esporte com qualidade”, completou.

Ouça a matéria

Bairro de Campinas celebra 215 anos

Download