E-books financiados pela Fapeg e CNPq aproximam estudantes da ciência

Iniciativa mostra que investir em educação científica é investir no futuro do país — um futuro mais crítico, mais informado e mais apaixonado pela ciência (Fapeg)

Dois e-books inéditos, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), prometem transformar a maneira como estudantes da educação básica se relacionam com a ciência.

Voltados para alunos do ensino fundamental I e II e ensino médio, os materiais têm como objetivo tornar o conhecimento científico mais acessível, compreensível e atraente para o público jovem.

O material passa a ser uma importante ferramenta para auxiliar professores da educação básica na aplicação do método científico em sala de aula e estimular o pensamento crítico entre os alunos. Os e-books fazem parte das ações do plano de comunicação científica do PELD EBMN (Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração – Fapeg/CNPq) para aproximar a população ao campo da ciência.

Para o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, a iniciativa representa um investimento na base da ciência brasileira.

“Ensinar aos estudantes o que é ciência, como ela é feita, sua importância e os conceitos que a fundamentam é uma forma de democratizar o conhecimento, popularizar a ciência, combater a desinformação e fortalecer o elo entre ciência e sociedade. É assim que despertamos o interesse das crianças e adolescentes pela ciência”, afirma.

E-books financiados pela Fapeg

Os e-books “Descobrindo o Desconhecido: Como a ciência nos ajuda a entender a realidade” e “O coaxo dos sapos” foram elaborados pelo pesquisador bolsista de pós-doutoramento José Vinícius Bernardy Cardoso, sob a coordenação do professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Rogério Pereira Bastos.

O professor Rogério Bastos, coordenador do projeto, destaca o papel dos e-books na valorização do trabalho científico.

“Vivemos tempos difíceis para a ciência, marcados por ataques à credibilidade de cientistas e ao conhecimento produzido, como vimos com as campanhas antivacina. Esses livros são uma resposta a isso. Ajudam a construir uma Educação Científica sólida, capaz de formar cidadãos com visão crítica, essenciais para enfrentar a desinformação”, explica.

Os e-books foram desenvolvidos com recursos da chamada pública nº 09/2022, do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. O objetivo era apoiar pesquisadores recém-doutorados em projetos capazes de impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Além da bolsa de pós-doutorado, foram destinados R$ 34 mil para a pesquisa e produção dos materiais, além de R$ 11 mil, via Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (Peld), para impressão dos books.

Conheça os ebooks

  1. Descobrindo o Desconhecido: Como a ciência nos ajuda a entender a realidade

Neste e-book, o leitor é guiado pelos bastidores do fazer científico. De forma didática, são explicados temas como o método científico, formulação de hipóteses, planejamento experimental, análise de resultados e comunicação científica. Tudo com exemplos práticos voltados ao cotidiano escolar. A distribuição dos livros físicos será feita gratuitamente a professores da educação básica dos municípios de Silvânia, Montividiu e Rio Verde, após a realização de um curso de formação no segundo semestre.

Acesse o e-book gratuitamente: Clique aqui

  1. O coaxo dos sapos

Este segundo ebook mergulha no fascinante universo dos anfíbios anuros — sapos, rãs e pererecas — e desvenda os mistérios por trás de seus coaxos. Por que e como eles coaxam? Quando e onde? Quais são os tipos de vocalização? A obra busca aproximar os estudantes da biodiversidade e destacar a importância da conservação desses animais, considerados o grupo de vertebrados mais ameaçado do planeta. A distribuição será feita aos professores de Silvânia, também após curso de capacitação.

Acesse o ebook gratuitamente: Clique aqui