Operação apreende 70 kg de pasta base de cocaína em Goianira

A ação teve início no momento em que as equipes policiais realizavam patrulhamento, na GO-070. Na ocasião, os militares avistaram o condutor de uma camionete, que apresentou atitude suspeita

Policiais militares do Comando de Operações de Divisas (COD) apreenderam, na manhã desta quinta-feira (11/03), um carregamento com 70 quilos de pasta base de cocaína. Os entorpecentes foram encontrados em Goianira, na região metropolitana de Goiânia, durante a Operação Hórus, contra o tráfico internacional de drogas. A apreensão trouxe prejuízo estimado em R$ 2,1 milhões ao crime organizado. Uma pessoa foi presa em flagrante.

A ação teve início no momento em que as equipes policiais realizavam patrulhamento, na GO-070. Na ocasião, os militares avistaram o condutor de uma camionete, que apresentou atitude suspeita. “Durante a entrevista policial, esse motorista demonstrou bastante nervosismo e entrou em contradições sobre seu deslocamento. Disse que estaria vindo do Mato Grosso para Goiás, mas não sabia para onde estaria indo”, informou o tenente da PM, Cecílio Gonçalves, oficial de operações do COD.

Com a suspeita, foram realizadas diversas buscas no veículo, localizando diversos tabletes de pasta base de cocaína. Os ilícitos eram transportados em compartimentos secretos, no teto e na caixa de rodas de uma camionete. Os entorpecentes estavam embalados em balões. “Eles utilizam de bexigas para tentar evitar o odor da droga, para evitar a apreensão, feita às vezes por cães, ou até mesmo pelo ser humano. Para não sentir o odor da droga mesmo”, pontuou.

O condutor, de 37 anos, confessou o crime aos militares. Ele informou que os ilícitos eram oriundos da Bolívia e que tinham como destino final a capital goiana. Ele foi autuado em flagrante por tráfico internacional de drogas. “Esse suspeito não possui passagens criminais anteriores e acreditamos que ele tenha costume de fazer essa viagem, com esse veículo”, ressaltou o tenente Cecílio Gonçalves.

Ao final da ação, o homem foi encaminhado, junto ao carregamento de entorpecentes, para a Delegacia de Polícia Federal em Goiânia. Também participaram da operação equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Polícia Civil de Minas Gerais, e do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), pertencente a Polícia Militar do Mato Grosso.