Construindo Campeões: Caiado reforça parceria com maior associação de karatê do mundo
Caiado e a comitiva goiana visitaram a JKA em Tóquio, no Japão: governador agradeceu apoio da associação para que estado tivesse maior projeto de ensino gratuito de artes marciais do Brasil (Foto: Júnior Guimarães)
O governador Ronaldo Caiado reforçou, nesta segunda-feira (14/07), os laços de cooperação com a Associação Japonesa de Karatê (JKA) para formação de atletas no projeto Construindo Campeões.
Durante visita à sede da entidade, em Tóquio (Japão), Caiado entregou um troféu em reconhecimento ao trabalho prestado pela JKA e os convidou formalmente para a realização de um evento internacional de karatê em território goiano.
O governador lembrou que a parceria com a JKA teve início em 2019, logo no início da sua primeira gestão à frente do Executivo Estadual. Ele destacou também que o projeto Construindo Campeões chega hoje a 110 municípios e atende mais de 14 mil alunos, entre karatê e outras modalidades.
“A JKA foi o ponto de apoio para que Goiás se tornasse essa referência, tendo hoje o maior projeto de ensino gratuito de artes marciais do Brasil, que é o Construindo Campeões”, completou.
Na sede da JKA, a comitiva goiana foi recebida pelo segundo instrutor-chefe da JKA, sensei Seizo Izumiya, atualmente a segunda maior autoridade mundial do Karatê Shotokan. Izumiya agradeceu pela parceria e elogiou a iniciativa do Governo de Goiás, que conta com a participação do sensei Yoshizo Machida.
Formado pela JKA, Machida coordena a formação pedagógica e esportiva do projeto Construindo Campeões. “Ele é o único oitavo Dan do Brasil”, destacou Izumiya.
Compromisso
Para o secretário de Esporte e Lazer do Governo de Goiás, Rudson Guerra, a continuidade da parceria com a JKA reforça o compromisso do Estado com políticas públicas de impacto social.
“A JKA representa a mais importante escola de karatê do mundo, e esse intercâmbio garante que os nossos jovens tenham acesso à formação esportiva de mais alto nível, guiados pela disciplina, pelo respeito e pela excelência na prática do esporte”, afirmou.
JKA representa a mais importante escola de karatê do mundo (Foto: Júnior Guimarães)
Além da homenagem à Associação Japonesa de Karatê, a visita à sede da entidade também teve como objetivo discutir a viabilidade da um evento internacional de karatê em Goiás. A proposta busca consolidar o estado como polo esportivo e cultural no cenário nacional, além de atrair delegações estrangeiras e incentivar a prática esportiva entre jovens.
A comitiva goiana contou com a presença dos secretários Wellington Matos (Desenvolvimento Social) e César Moura (Retomada); dos prefeitos Marden Júnior (Trindade) e Velomar Rios (Catalão); do vereador de Goiânia Denício Trindade; e do presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Marco Túlio Toguchi.
Construindo Campeões
Criado em 2019, o projeto Construindo Campeões proporciona oportunidade de inclusão e treinamento esportivo nas modalidades de karatê, judô, wrestling (luta livre), taekwondo, jiu-jitsu, boxe, Kung-fu, muay thai e kickboxing.
A iniciativa abrange várias idades, desde crianças de quatro anos até pessoas idosas. A Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) proporciona todo material esportivo, como kimonos, luvas, capacetes, protetores bucais e tatames, além de locais de treinamento e professores aos participantes, e organiza campeonatos, como a Copa Construindo Campeões.