Jovens do Socioeducativo participam do Juventude Empreendedora

Adolescentes que cumprem internação em Unidades Socioeducativas do Estado aprendem sobre empreendedorismo durante curso no programa Juventude Empreendedora 2021 (Foto: Seds)

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds) oportunizou a 22 adolescentes que cumprem internação em Unidades Socioeducativas do Estado a participação no programa Juventude Empreendedora 2021, que teve sua segunda edição realizada em formato on-line durante o mês de maio. Nesta segunda edição, o conteúdo do curso foi dividido em 11 etapas que abordaram: finanças comunicação on-line e off-line, gestão de pessoas, redes de relacionamentos, marketing e vendas.

A plataforma de ensino aplicou a metodologia “by necessit”, que trabalha o empreendedorismo a partir da vivência do aluno. O método aborda o modelo tradicional de planos de negócios direta e indiretamente no Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Ao final do curso, todos entregaram um Plano de Negócios, além de receberem certificado e também um título de participação de empreendedor.

Juventude Empreendedora

O Juventude Empreendedora é um programa dirigido a jovens de 17 a 29 anos de todo o Brasil. Ele busca promover a geração de emprego e renda durante a pandemia do novo coronavírus. O programa, de nível internacional, foi idealizado pelo Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em parceria com o Conselho Nacional de Juventude, a Besouro Agência de Fomento Social e o Governo de Goiás.

O programa já impactou mais de 10 mil pessoas em mais de 1.000 cidades de todos os Estados e no Distrito Federal, tendo acontecido entre os dias 24 e 28 de maio, das 18h às 22h, de forma remota. Dessa maneira, visou a fomentar o empreendedorismo entre adolescentes e jovens, a fim de que possam criar seu próprio negócio e, consequentemente, aumentar a renda familiar.