Economia goiana é a 3ª que mais cresce no país

Economia goiana é a terceira com maior crescimento no país na variação acumulada no ano, de janeiro a maio de 2025 (Fotos: SGG-GO)

A economia goiana foi a terceira com maior crescimento no país na variação acumulada no ano, de janeiro a maio de 2025, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB).

O avanço foi de 6%, superando a média nacional que ficou em 3,4% no mesmo indicador.

No acumulado dos últimos 12 meses, Goiás apresentou crescimento de 4,4%, desempenho que também ficou acima da média brasileira (4%). Já na variação interanual, na comparação entre maio de 2025 e o mesmo mês de 2024, Goiás teve alta de 2,4%, enquanto o Brasil avançou 3,2%.

“O cenário positivo da economia em Goiás é reflexo dos investimentos estratégicos e do crescimento de setores em ascensão, o que se traduz em aumento de emprego e renda para os cidadãos goianos”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

IBCR

O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central, é divulgado mensalmente. De acordo com a instituição financeira, ele permite o acompanhamento mais frequente da evolução da atividade econômica, enquanto o PIB, divulgado trimestralmente, fornece um retrato mais amplo da economia.

O IBCR é baseado em dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA), Pesquisa Anual de Serviços (PAS), Produção Agrícola Municipal (PAM), entre outras fontes oficiais.

Saiba mais

Articulação com setor produtivo busca blindar economia goiana de tarifaço

Caiado abre diálogo com setores da saúde e agronegócio para mitigar efeitos do tarifaço dos EUA

Caiado se antecipa e anuncia medidas em auxílio a empresas afetadas pelo tarifaço

Caiado determina criação de linha de crédito pra resguardar economia goiana da guerra tarifária