Simbolismo e emoção marcam última entrega da Ordem do Mérito Anhanguera por Caiado

A última entrega da mais alta honraria do Estado pelo governador Ronaldo Caiado, à frente do cargo, durante cerimônia comemorativa ao aniversário de 298 anos da cidade de Goiás, foi carregada de simbolismo e emoção.
A solenidade de entrega da Ordem do Mérito Anhanguera, em frente ao Museu das Bandeiras, na noite desta terça-feira (29/07), foi maciçamente prestigiada. Cerca de 260 pessoas receberam presencialmente a comenda, dentre governadores, vice-governadores, embaixadores, secretários de estado, prefeitos, empresários e diversas autoridades.
O líder do Executivo prestou homenagem à antiga Vila Boa e ressaltou sua importância histórica e afetiva, reforçando o compromisso com sua valorização.
“Esses dias todos são de muita emoção para mim. Afinal de contas, tive grande parte da minha infância aqui na nossa querida cidade de Goiás. Conheço bem suas ruas, as belezas das serras que cercam essa cidade. Conheço bem os rios, os poços. Conheço aqui o dia a dia de uma cidade que prevaleceu com um povo determinado, pela sua garra, mesmo enfrentando a mudança da capital, quando tentaram, de toda maneira, esvaziar a nossa querida cidade de Goiás”, exaltou o governador.
Ele também anunciou investimentos e novos atrativos turísticos: “A nossa querida cidade de Goiás, em poucos meses, será transformada na nossa Rota da Fé, com a visitação das nossas igrejas mais lindas, ampliando os nossos investimentos e resgatando, cada vez mais, a importância da querida cidade de Goiás.”

Ao fazer um balanço de sua gestão, o governador reafirmou o compromisso com a responsabilidade fiscal e a transformação da infraestrutura pública.
“Se cheguei hoje como governador bem avaliado no meu estado, é porque governei com a Assembleia Legislativa, com o Tribunal de Justiça, com a Defensoria Pública, com o Tribunal de Contas e também com a estrutura do Ministério Público do Estado de Goiás. Todos eles participaram do governo.”
Caiado destacou ainda os avanços sociais e econômicos: “Enfrentamos os momentos mais críticos. Tiramos Goiás da crise econômica. Goiás hoje é um Estado que tem caixa para pagar os investimentos. Tem estrutura para desenvolver cada vez mais saúde, educação, segurança e programas sociais.”

Caiado ressaltou a confiança no processo de sucessão ao vice-governador, Daniel Vilela, reforçando a continuidade administrativa e a estabilidade política.
“Como governador, com a responsabilidade que tenho, busquei uma pessoa que tem história. Vem de uma formação política de seu pai, Maguito Vilela, que construiu uma política de honestidade, transparência e boa gestão no Estado”, afirmou.
Ele reforçou que a parceria tem sido marcada por alinhamento e preparo técnico: “Este jovem de uma tranquilidade exemplar, a quem repassarei o governo no dia 31 de março de 2026. Aquilo que nós construímos, temos a responsabilidade de ampliar cada vez mais.”

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, foi uma das homenageadas e falou o que a honraria representa. “Tenho trabalhado esses quase sete anos no Goiás Social, que tem dado certo e isso me alegra muito. Goiás é o estado que mais tirou as pessoas da extrema pobreza, que mais deu oportunidade de emprego. Goiás hoje é um estado superavitário, e é um estado seguro”, enfatizou.
Por sua vez, Daniel Vilela enfatizou a simbologia da solenidade de uma “noite histórica”, e enalteceu a última ocasião em que Caiado homenageou “tantos goianos e tantos brasileiros que deram contribuições relevantes a Goiás e ao Brasil”. Reconheceu ainda o legado de sua gestão para a antiga Vila Boa.
“Goiás terá muito que comemorar em 2027, graças a tudo que o senhor tem feito ao longo desses últimos 7 anos na cidade. O senhor resgatou a memória, requalificou o paisagismo urbano, revitalizando os principais prédios públicos do Estado e isso irradiou para os demais Poderes”.
Agradecimentos

Criada pelo Decreto nº 479 de 1975, a Ordem visa reconhecer pessoas físicas, corporações militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços ou méritos excepcionais ao Estado. A Ordem está dividida nos graus Grã-Cruz, Grande-Oficial e Comendador. O Governador do Estado de Goiás é o Grão-Mestre da Ordem, responsável por nomeações, promoções e exclusões dos membros.
“Recebo com muito orgulho, não por tantos e grandes serviços que talvez eu tenha prestado ao Estado. Mas eu tenho certeza, pelo reconhecimento que o nosso governador tem, a mim e a todos os demais governadores que aqui estão, representando a nova onda de políticos que busca cada um, no seu Estado, fazer o melhor pelos brasileiros que eles representam”, afirmou o governador de Mato Grosso (MT), Mauro Mendes.
“Caiado me representa. No mês de maio, eu entreguei a maior comenda também ao governador Caiado, a comenda Marechal Rondon. E hoje eu fico muito feliz de estar recebendo aqui, vou receber aqui, essa maior comenda desse estado rico, maravilhoso, de gente maravilhosa. Essa aproximação entre a população de Rondônia e de Goiás faz com que a gente se torne cada vez mais fortes”, afirmou o governador de Rondônia (RO), coronel Marcos Rocha.
“É uma honra e alegria a mais para o Estado de Sergipe estar aqui em Goiás, porque é o mais seguro do Brasil. Que nós possamos juntos, de mãos dadas, construir um Brasil que o povo brasileiro sonha, almeja e merece”, destacou o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.
“É a primeira vez na história do Brasil que tem três governadores da mesma cidade. Eu, Ronaldo Caiado e o Mauro Mendes. Isso é a prova que os goianos fazem sucesso, não só em Goiás, mas no Brasil também”, observou Antonio Denarium, governador de Roraima, natural de Anápolis.
Outros agraciados que fizeram uso da palavra foram o vice-governador do Mato Grosso do Sul, Barbosinha; corregedor-geral de Justiça de Goiás, Marcus da Costa Ferreira; presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Kelsor Fernandes; e o sócio diretor institucional da XP Inc., Rafael Furlanetti.
Ainda foram condecorados os embaixadores da África do Sul, Argentina, Botsuana, Camarões, Costa do Marfim, Eslovênia, Geórgia, Guatemala, Guiné, Guiné-Bissau, Macedônia, Mali, Panamá, Peru, Portugal, República de Chipre, República Tcheca, Ruanda, Suriname, e o encarregado de negócios do México.
A cerimônia também marcou a transferência simbólica da sede do Poder Executivo do Estado para a cidade de Goiás, que ocorre juntamente com os poderes Legislativo e Judiciário, como parte das comemorações pelo aniversário. O momento solene reafirma a importância histórica e administrativa da cidade, reforçando o compromisso do Governo com a valorização do patrimônio cultural e a descentralização dos poderes.
Saiba mais
Caiado visita sedes simbólicas do sistema de Justiça na cidade de Goiás