Obra “Solo Goiano”, de Siron Franco, está aberta para visitação no Palácio Conde dos Arcos

Solo Goiano reúne elementos naturais do Cerrado e é inspirada em um mapa da época da fundação da antiga Vila Boa (Foto: Secult)

A obra Solo Goiano, produzida pelo artista vilaboense Siron Franco, está aberta para visitação no Palácio Conde dos Arcos, unidade da Secretaria de Estado da Cultura, na cidade de Goiás. A peça integra as celebrações pelos 300 anos da antiga capital do Estado e é um tributo à riqueza histórica, natural e simbólica do território goiano.

Composta por mais de 16 mil pedras preciosas e semipreciosas extraídas da própria região, Solo Goiano apresenta uma maquete em escala da fundação da cidade, com dimensões de 1,70m por 2,40m.

Solo Goiano

Desenvolvida ao longo de cerca de um ano, a obra reúne elementos naturais do Cerrado e é inspirada em um mapa da época da fundação da antiga Vila Boa. O trabalho também incorpora pedras coletadas em prédios históricos da cidade de Goiás, encontradas durante os recentes processos de restauração realizados pelo governo estadual.

A instalação da peça no Palácio Conde dos Arcos exigiu uma operação logística minuciosa, conduzida por uma equipe especializada composta por técnicos em arte, profissionais de transporte, segurança e com o apoio do Corpo de Bombeiros.

Devido às dimensões da obra e da estrutura de acrílico que a protege, a sala escolhida para sua exposição foi uma das mais próximas à entrada do palácio, garantindo a preservação de sua integridade.

Serviço

Obra: “Solo Goiano”, de Siron Franco
Local: Palácio Conde dos Arcos – cidade de Goiás
Entrada: Gratuita