Sarau do HGG completa 12 anos com apresentações simultâneas por todo o hospital

Para comemorar os 12 anos de Sarau do HGG, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech promove, nesta quinta-feira (07/08), a edição especial de aniversário Música em Todos os Cantos, iniciativa que levará músicos para apresentações simultâneas em vários ambientes do hospital.

O sarau de aniversário começa às 10 horas e é voltado para pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital.

Música em Todos os Cantos

Para esta edição especial, o projeto vai contar com o apoio voluntário de oito artistas que vão se espalhar pela unidade, tocando e cantando para o público da unidade. No Hall do Piano, a apresentação vai ficar por conta do musicista, Jonatan Ghilardi.

No Centro de Terapia Intensiva e Ala de Cuidados Paliativos, os pacientes vão poder ouvir a violinista, Hadassa Sara. Já na recepção do Centro Estadual de Atenção ao Diabético (CEAD), os pacientes vão assistir à apresentação da violoncelista Rayanne Lucas Fernandes.

A música também vai estar presente no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) e no Apoio Diagnóstico, através do carisma e talento da cantora, Isabella Arantes. Nas alas de internação da Clínica Cirúrgica, no 3º andar, a apresentação vai ficar por conta do sanfoneiro, Douglas Freitas.

Já no 4º andar, onde estão situadas as enfermarias da Clínica Médica e Unidade de Transplantes, quem se apresenta é a dupla sertaneja, Fred & Arthur. O saxofonista Kerty Hanslike Borges é quem se apresenta no Espaço do Trabalhador do HGG.

Alguns dos artistas são parceiros de longa data do projeto de humanização, com várias apresentações nestes 12 anos de Sarau. É o caso do cantor Fred Monteiro, que faz dupla com Arthur. Fred é parceiro do projeto desde 2017 e, desde então, se apresenta pelo menos uma vez por ano para os pacientes do HGG.

“Muitos colaboradores já conhecem a gente, mas os pacientes nem sempre são os mesmos, então é sempre uma experiência nova. É uma coisa que eu faço com muito amor, com muito carinho e podem contar comigo sempre”, disse.

Sarau do HGG

Lançado em agosto de 2013, o Sarau do HGG foi o primeiro projeto de humanização implantado após o Idtech assumir a gestão da unidade. O coordenador técnico do Idtech, Marcelo Rabahi foi um dos idealizadores da proposta de implantação de atendimento humanizado no hospital.

O médico afirma que a música e as demais formas de arte presentes no HGG, tem contribuído significativamente para o bem-estar e melhora dos pacientes internados.

“Por mais científicos que sejamos, a esperança, a fé e a arte respondem por mais de um terço do tratamento dos pacientes”, afirmou Rabahi, lembrando de pesquisas nesse sentido. “Incluímos atividades semanais de arte dentro do hospital, levando a música como forma de esperança, para que todos saiam daqui com um estado de saúde melhor do que entraram”, afirmou.

Há 12 anos, o Sarau do HGG é realizado semanalmente, sempre com artistas voluntários que se dispõem a tocar e cantar para o público do HGG. Ao longo deste período, mais de 2 mil artistas passaram pelo hospital, em mais de 500 apresentações.