Profisco 3 avança com previsão de US$ 100 milhões em investimentos

A missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está na Secretaria da Economia para discutir os projetos que integrarão a nova fase do Profisco 3 – Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil.
Esta é a segunda missão do BID ao Estado neste ano, que prevê investimento de US$ 100 milhões em ações voltadas ao aprimoramento da gestão pública. A expectativa é de que o Profisco possa ser aprovado e assinado durante o primeiro semestre de 2026.
Profisco
O secretário Francisco Sérvulo Freire Nogueira fez a abertura do encontro, na manhã desta segunda-feira (11/8), no auditório da Economia. “O Profisco 3 entra na fase de aprofundamento e detalhamento do que vai ser implementado em Goiás”, explica.
Ao todo são mais de 70 projetos, “todos com alto impacto, entre eles a modernização da gestão fiscal e tributária, uma grande parte também desses recursos vai para a gestão e a melhoria dos processos de gestão de pessoas”, detalhou.
O economista André Martinez, chefe da missão do BID, relatou que o novo Profisco “é um projeto voltado para a modernização, tanto da administração tributária, procuradoria, justiça fiscal e também questões financeiras e de gasto público”.
Sobre as próximas etapas, ele explicou que depois de discutir com todas as equipes o alcance de cada dos projetos, entende-los e enxergar a problemática e qual as soluções que estão sendo propostas, “nós vamos preparar a documentação e seguir para a tramitação dentro do banco”, resumiu.
O diretor-executivo do Profisco, Aubirlan Borges Vitoi, enumerou os próximos passos para viabilização dos projetos.
“Cada área definiu suas prioridades. O primeiro ano será focado em contratações e trabalhos técnicos, com cerca de 75% do orçamento destinado a serviços de TI (principalmente inteligência artificial). Ao longo da semana, serão finalizadas discussões e, na próxima, ocorrerão contatos individuais para tratar de prioridades e aquisições”, sintetizou.
Programação
A programação começou nesta segunda-feira (11/8) e prossegue até sexta-feira (15/8), como consta em publicação do site da Economia