Agrodefesa lança selo para ampliar mercado e alimentos mais seguros

Certificação garante que produtos de origem animal, inspecionados por Serviços de Inspeção Municipais (SIM) habilitados, possam ser comercializados legalmente em todo o território goiano (Foto: Agrodefesa)

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) lança oficialmente o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-GO). A certificação garante que produtos de origem animal, inspecionados por Serviços de Inspeção Municipais (SIM) habilitados, possam ser comercializados legalmente em todo o território goiano.

O Susaf-GO é um sistema de equivalência sanitária que integra o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE), coordenado pela Agrodefesa. Na prática, quando um município adere ao Susaf, o Estado reconhece que seu SIM atende aos mesmos padrões técnicos e sanitários exigidos pelo SIE.

Isso permite que os produtos inspecionados no município circulem e sejam vendidos em qualquer cidade de Goiás, sem restrição territorial. De acordo com o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, a integração é estratégica, porque em várias situações o pequeno produtor só pode vender dentro dos limites do próprio município.

“Com o Susaf, ele ganha acesso a novos mercados, amplia a clientela, agrega valor ao produto e atua de forma legal e estruturada. Além disso, o sistema estimula a formalização, a adoção de boas práticas e o fortalecimento dos serviços de inspeção municipais”, reforça.

Ele acrescenta ainda que, além da ampliação de mercado, o Susaf contribui para o fortalecimento dos serviços de inspeção dos municípios, promovendo o avanço da agroindústria de pequeno porte, agregando valor aos produtos e ampliando a renda das famílias. “É também um ganho em saúde pública, com alimentos saudáveis e seguros, prevenindo doenças transmitidas por produtos de origem animal”.

Para o diretor de Defesa Agropecuária, Rafael Vieira, o selo do Susaf-GO é mais do que um símbolo gráfico. “Ele representa confiança, rastreabilidade e qualidade, traduzindo para o consumidor que aquele alimento foi produzido seguindo rigorosos padrões sanitários e que o produtor está regularizado”, ressalta.

“Com o selo, será possível ainda organizar e manter atualizadas as informações das agroindústrias cadastradas, aprimorar a rastreabilidade dos produtos que vão a mesa do consumidor, fornecer capacitações técnica para servidores dos serviços de inspeção municipais e fortalecer os produtos da agropecuária goiana, garantindo uniformidade e credibilidade em todo o estado”, informa o gerente de Inspeção, Paulo Viana.

Adesão ao selo

A adesão ao Susaf-GO é voluntária. Para participar, o município precisa ter um SIM legalmente instituído e com capacidade técnica e estrutural para atender às exigências de infraestrutura, qualidade, prevenção de fraude e controle ambiental.

A Agrodefesa é responsável por credenciar os municípios, oferecer suporte técnico e fiscalizar o cumprimento das normas, além de promover capacitações e parcerias que incentivem a expansão do sistema.