SGG lança pesquisa para mapear demandas de energia elétrica em Goiás

Objetivo é subsidiar planejamento energético estadual e orientar expansão da infraestrutura elétrica em regiões estratégicas de Goiás (Foto: AGR)

Nesta quarta-feira (13/08), a Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG), por meio da Subsecretaria de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), realizou o lançamento de uma pesquisa para mapear demandas de energia elétrica ainda não supridas pela concessionária local. O evento foi realizado no Auditório Hélio Naves, na sede da Fieg.

A pesquisa vai mapear necessidades específicas de consumidores de médio e grande porte, incluindo indústrias, comércios e produtores rurais que enfrentam limitações no fornecimento ou precisam ampliar sua capacidade elétrica para expandir atividades.

O levantamento também identificará oportunidades para geração distribuída, energias renováveis e melhorias na qualidade do fornecimento. O objetivo é subsidiar o planejamento energético estadual e orientar a expansão da infraestrutura elétrica em regiões estratégicas de Goiás.

Para o subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes, Renato Lyra, o mapeamento é um instrumento estratégico para organizar a expansão da rede elétrica.

“Essa pesquisa vai oferecer um apoio importante para aprimorar o atendimento às necessidades de energia do estado, tanto em nível estadual, com a Equatorial, quanto federal, com órgãos como a Empresa de Pesquisa Energética”, explica.

Ele ressalta ainda que a pesquisa ajudará a antecipar demandas.

“Isso evita que a Equatorial faça dimensionamentos com base em pedidos isolados, que acabam dificultando e, às vezes, inviabilizando algumas obras”, completa.

A chefe de gabinete da presidência da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Fernanda Correa Ferreira, aponta que a iniciativa é fundamental.

“É uma iniciativa basilar em termos de planejamento energético. Isso porque, casando a demanda de energia com os recursos disponíveis, a gente tem como colher evidências para o desenho de políticas públicas em nível estadual e em nível federal de forma complementar, rumo a um desenvolvimento sustentável”, frisa.

Parcerias estratégicas

A iniciativa conta com a participação de entidades do setor produtivo e energético, reforçando o caráter colaborativo da ação. O presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), Edwal Freitas Portilho, destaca a importância da iniciativa.

“É um ambiente que nós precisamos tornar mais transparente, claro e objetivo. A partir do relatório, vamos nos empenhar ao máximo e fazer com que as empresas preencham suas demandas tecnicamente”, diz.

O presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da Fieg (Coinfra/Fieg), Célio Eustáquio de Moura, ressalta o impacto do projeto para o planejamento e uso eficiente de recursos.

“Nós temos que fazer com que esse projeto se realize e se materialize para que possa contribuir de forma efetiva com o planejamento e, inclusive, com a economia de investimentos, para que sejam mais assertivos e venham trazer os resultados que todos nós esperamos”, afirma.

Parceira do projeto, a Equatorial Goiás terá a pesquisa como uma ferramenta para fortalecer seu modelo de planejamento e operação. O assessor de Relações Institucionais da empresa, Humberto Eustáquio, destaca que o levantamento fornecerá dados essenciais para enfrentar desafios do dia a dia.

“A modelagem desse mapeamento vai nos auxiliar muito a melhorar nosso modelo”, pontua.

Como participar

Empresários, produtores rurais, representantes de indústrias, comércios e agentes do setor de geração de energia podem contribuir respondendo ao formulário online, que permanecerá aberto por tempo indeterminado.

Saiba mais

Saúde aprova doação de energia elétrica para o Cora