24º Canto da Primavera levará oficinas de canto e prática musical às escolas

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pirenópolis, promove, pela primeira vez, oficinas de canto e prática musical voltadas para alunos da rede municipal dentro da programação do 24º Canto da Primavera – Mostra Nacional de Música de Pirenópolis.
As atividades serão de 9 a 11 de setembro, com a participação de estudantes de seis escolas municipais. O projeto vai preparar cerca de 15 alunos por escola para uma apresentação especial no dia 11 de setembro, no Largo da Igreja Matriz, como parte da programação oficial do festival.
Ao longo dos três dias, os estudantes participarão de ensaios e oficinas conduzidas por professores de música e monitores de canto da Secult Goiás, em espaços como o Centro Municipal de Música e Artes Ita e Alaor, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e as próprias escolas participantes.
As unidades envolvidas são: Escola Municipal Profa. Olívia Conceição de Pina, Dom Bosco, Santo Antônio, Luciano da Silva Peixoto, Dom Emmanoel Gomes de Oliveira e Escola Municipal Benedito Camargo (povoado de Placas).
A seleção dos alunos foi realizada em parceria com as equipes gestoras e contou com visitas técnicas em cada uma das instituições.
Para o diretor de Preservação de Patrimônio do município, Wesley Oliveira, a iniciativa amplia o alcance do festival e fortalece a formação cultural das novas gerações.
“A participação no Canto da Primavera com oficinas nas escolas municipais é importante porque promove a criatividade, desenvolve habilidades, fomenta a inclusão e desperta nas crianças o interesse pela cultura musical”, afirma.
Além de proporcionar uma vivência única aos estudantes, a ação reforça o caráter formativo do festival, que há 24 anos movimenta a cena musical goiana e nacional, consolidando-se como uma das mais importantes políticas públicas de fomento à cultura no estado.
24º Canto da Primavera
Em sua 24ª edição, o Canto da Primavera consolida-se como uma das principais políticas públicas de valorização da música em Goiás, oferecendo não apenas visibilidade, mas também oportunidades concretas de trabalho e circulação artística para os talentos do estado.
Neste ano, mais de 70 atrações entre artistas locais, regionais e nacionais se apresentam nos diversos palcos da cidade durante o evento.
Canto da Primavera 2025 terá número recorde de shows gratuitos
O festival é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secult, com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação RTVE, e apoio das Secretarias de Estado da Retomada, da Infraestrutura (Seinfra) e de Esporte e Lazer (Seel), Goiás Social, Goiás Turismo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Saneago, Sesc Goiás e Prefeitura de Pirenópolis.
Saiba mais
Canto da Primavera vai incluir festival gastronômico na programação