Educação homenageia prefeituras que superaram metas na alfabetização infantil

Secretária Fátima Gavioli recebe professores e gestores da educação nos municípios: 143 prefeituras atingiram ou superaram metas da alfabetização infantil (Foto: Cássio Rodrigues)

A Secretaria da Educação (Seduc) reuniu, nesta quinta-feira (21/08), cerca de 50 prefeitos e mais de 200 secretários municipais, professores, gestores e coordenadores regionais de educação em cerimônia de homenagem a 143 prefeituras goianas que cumpriram, antecipadamente, as metas da alfabetização infantil previstas para 2030.

De acordo com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC), até aquele ano, pelo menos 80% das crianças que estiverem cursando o 2º ano do ensino fundamental devem estar alfabetizadas.

Esse índice já foi alcançado por mais da metade das cidades goianas, sendo que dez municípios conseguiram alfabetizar plenamente 100% de suas crianças na idade adequada.

Ao celebrar os resultados, a secretária da Educação, Fátima Gavioli, destacou a importância do trabalho contínuo.

“Mais do que celebrar os resultados, precisamos nos dedicar ainda mais à educação em cada município. Precisamos nos reunir, prefeitos e secretários municipais, em torno da educação que ofertamos. E, juntos, o Governo de Goiás, o governador Ronaldo Caiado, a nossa secretaria e todos vocês, vamos continuar no topo e avançando”, disse.

Goiás é o 2º melhor estado do país na alfabetização infantil

A educação pública de Goiás conquistou o 2º lugar no Ranking Nacional de Alfabetização Infantil, conforme dados do MEC. Em 2024, Goiás já tinha superado a meta então estabelecida, que era de 69% de crianças alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental. O Estado chegou a 72,7%, consolidando-se como referência nacional.

Goiás conquista 2º lugar nacional em alfabetização infantil

AlfaMais Goiás

O avanço significativo é atribuído ao programa AlfaMais Goiás, criado em 2021. A iniciativa do Estado, em parceria com as prefeituras, prevê medidas como a formação continuada de professores da educação infantil e dos 1º e 2º anos do ensino fundamental, além da distribuição de materiais didáticos complementares, kits escolares e literários aos municípios.

AlfaMais Goiás investirá R$ 22 milhões em alfabetização nos municípios