Caiado destaca eficiência e transparência da gestão estadual

O governador Ronaldo Caiado ressaltou o alto nível de eficiência e transparência alcançados pela gestão estadual e citou a importância da fiscalização rigorosa do uso do dinheiro público pelos tribunais de contas, durante participação na abertura do Diálogo Público Goiás – Encontro de Ideias e Soluções, nesta quinta-feira (28/8), no auditório do Tribunal de Contas de Goiás (TCE-GO).
O evento contou com as presenças dos presidentes do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo; do TCE-GO, Helder Valin; e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Joaquim de Castro.
Caiado enfatizou que, graças aos avanços na gestão estadual, Goiás não tem mais obras paralisadas. “Ninguém abriu mão da fiscalização, da transparência completa. É eficiência que tem levado resultados à população em todos os quadrantes do estado”, argumentou, reforçando que a população sabe onde cada centavo foi aplicado e vê chegar obras de infraestrutura, saúde e educação em tempo recorde.
O governador também defendeu que prefeitos e gestores públicos em geral não devem temer os órgãos fiscalizadores, mas trabalhar em conjunto com eles. “Temos que buscar uma fiscalização ampla, que seja realmente educativa. Não se pode ter complacência com a corrupção. Isso é inaceitável”, afirmou, lembrando que “mesa de governante não é balcão de negócios”.
O chefe do Executivo estadual ainda reconheceu o empenho dos servidores públicos para colocar Goiás como único estado do Brasil a atingir 100% de pontuação e o selo Diamante no Radar da Transparência Pública, uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). “Goiás é o único Estado a chegar a esse patamar da exigência da Atricon, de 100%. Isso mostra que não governamos sozinhos, mas em parceria, para que todos os problemas fossem compartilhados desde a primeira hora”, disse ele.
Melhores práticas
O Diálogo Público Goiás – Encontro de Ideias e Soluções tem como objetivo orientar os gestores públicos sobre as melhores práticas de gestão. A programação conta com palestras e painéis sobre captação de recursos federais, transferências da União, gestão de políticas públicas de saúde e execução de obras de infraestrutura. Também estão na pauta do evento a eficiência da administração pública em recortes que incluem obras públicas, transferências, contratações e prestação de contas.
Para o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, o evento é uma oportunidade de encontro entre o Tribunal e o gestor público. “Esse agente tem que ser atendido, compreendido, mas também ensinado a não errar. Antes de um órgão sancionador, o TCU é um órgão pedagógico”, pontuou. “Goiás é exemplo de força. Um estado que vem crescendo acima da média nacional, puxado pelo agronegócio, pela mineração e pela indústria. Ao lado das conquistas, estão os desafios: o financiamento das políticas públicas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura, assistência social”, acrescentou, destacando as dificuldades enfrentadas, sobretudo, pelos municípios.
Anfitrião do evento, o presidente do TCE-GO, Helder Valin, elogiou a postura do governador Ronaldo Caiado. “Sob sua liderança, a gestão pública estadual tem se mantido aberta ao diálogo e à cooperação entre instituições, pautando-se pela busca da excelência e da melhoria contínua”, declarou ele. Segundo Valin, os pareceres prévios das contas estaduais demonstram “zelo pelo equilíbrio fiscal e esforço para o aperfeiçoamento das políticas públicas”.
Já o presidente do TCM-GO, Joaquim de Castro, lembrou que os tribunais de contas querem “orientar mais, punir menos e fazer com que a sociedade possa receber os benefícios e a boa aplicação do dinheiro público”. “Nenhum tribunal quer intervir na vontade do gestor. Ele é quem define as prioridades, foi eleito para isso. O Tribunal de Contas está aqui para garantir que tudo seja feito de forma legal. É preciso ter caminhos corretos para ser gasto e investido”, sublinhou.