Corpo Cênico Basileu França se apresenta nos Estados Unidos

O Corpo Cênico da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França será um dos destaques do Festival Latino de Artes Cênicas, na Flórida, nos Estados Unidos. O grupo, que faz parte do Núcleo de Altas Habilidades da unidade do Governo de Goiás, apresentará o espetáculo “O Testamento de Afonso Quirino” no dia 24 de setembro de 2025. Em sua quinta edição, o festival promete reunir “experiências artísticas únicas” de vários países latinoamericanos.
“Não temos medido esforços para possibilitar que nossos estudantes levem o nome de Goiás ao Brasil e ao mundo, entendendo que a participação em grandes festivais e competições internacionais, sejam nas artes ou na tecnologia, contribuem muito para a formação profissional dos goianos”, relata o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
A performance do grupo goiano poderá ser acompanhada pelo site www.openscene.org, a partir das 21h, no dia 24 de setembro.
Basileu França
Outros núcleos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França também têm se apresentado em grandes festivais internacionais nos últimos anos, como a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, que fez turnê na Europa em 2024.
O Grupo Dança de Rua Basileu França, representou o Brasil no Mundial de Hip Hop, também no ano passado; e a Cia de Dança Basileu França, que é destaque nas principais competições de balé do mundo desde 2023.
Oportunidades
“O Testamento de Afonso Quirino” também será apresentado em Goiás e em outros estados. A primeira apresentação ocorrerá no Festival Hidroencena – Festival de Teatro de Hidrolândia, nesta sexta-feira (29/8), às 20h, no Espaço da Associação Maçônica Hidrolandense de Apoio ao Esporte.
Outra oportunidade será no dia 8 de setembro, na abertura do Choque Cênico, evento que comemora os 15 anos do Núcleo de Altas Habilidades Corpo Cênico Basileu França.
Haverá ainda uma terceira apresentação durante a 19ª edição do Festival Internacional de Teatro da Amazônia (FTA), em Manaus. A programação do evento irá de 28 de setembro a 12 de outubro.
O coordenador da área de Teatro do Basileu França, Luciano Luc, lembra que as apresentações públicas são importantes para a formação de atores e atrizes.
“O contato com o público potencializa a autoconfiança, a capacidade de improvisação, a expressividade e o senso de coletividade, além de estabelecer vínculos diretos com o mundo do trabalho”, afirma.
A obra
Este é o segundo ano em que o Corpo Cênico apresenta “O Testamento de Afonso Quirino”. Com dramaturgia desenvolvida por Hélio Fróes, a obra conta a história de uma trupe mambembe andarilha pelas estradas do centro-oeste goiano, em uma saga familiar.
Candinha e Marlon, os dois filhos do finado Afonso Quirino, buscam honrar uma promessa feita pelo pai e saem em uma jornada à cidade de Trindade acompanhados pela cadela Coalhada, que narra as peripécias dessa caminhada.