“Semana da Diversidade” marca início da 30ª Parada LGBT+ de Goiânia

Mobilizações, oficinas, filmes, palestras, concurso de drag queens e o grande ato na praça cívica, no domingo (14/09), que é a Parada LGBT+ compõem a Semana da Diversidade. Em 2025, a organização ampliou a programação com o objetivo de expandir as discussões sobre o tema: Famílias LGBT+ Existem! Direitos, Inclusão e Diversidade, em uma programação de oito dias.
As atividades começam neste sábado (06/09), às 15 horas, com o Jogo Queermada (Gaymada), no Bosque dos Pássaros. No domingo (07/09), a partir das 19 horas, Drag Game, no Teatro Goiânia Ouro, os ingressos podem ser retirados pelo Sympla.
Na segunda-feira (08/09), às 9 horas, terá o Ocupa Câmara – [ação nos gabinetes e roda de conversa], na Câmara Municipal de Goiânia. Na quarta (10/09), às 8 horas será feita a entrega de documentos retificados para pessoas trans, na Semasdh e às 19 horas terá a exibição de filmes, na Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-GO).
Na quinta-feira, (11/09), a partir das 14h30 terá oficina de Vogue Femme (Ballroon) e depois bate-papo sobre IST/Aids, no Bosque dos Buritis.
Sexta-feira (12/09), às 9 horas, terá palestra sobre adoção por casais e pessoas LGBT+, na Semasdh (Rua 4) e às 14h30 e às 18h, oficinas de Runway e de Vogue Femme (Ballroon), no Lago das Rosas (Coreto).
No sábado, às 14h30, oficina de Runway (Ballroon) e às 18 horas bate-papo sobre redução de danos, no Parque Flamboyant. A 30ª Parada LGBT+ de Goiânia será realizada no domingo (14/09), a partir das 12 horas, na Praça Cívica e às 19h30, terá Ball Salve o Cerrado (Ballroon), no setor Sul.
“Queremos celebrar as famílias LGBT+, aquelas que muitos insistem em negar, mas que são reais, amorosas, acolhedoras e transformadoras. Famílias formadas por dois pais, duas mães, tios, avós, amigos que viraram irmãos, e tantas outras composições afetivas que rompem padrões tradicionais e constroem novos sentidos de pertencimento”, é o que explica o fundador da Associação da Parada de Goiás, Marcos Silvério.
“Famílias que adotam, que acolhem crianças abandonadas, que oferecem amor verdadeiro mesmo diante da hostilidade da sociedade e do Estado”, esclarece Marcos Silvério.
A parada é articulada pela Associação da Parada LGBT+ de Goiás (Parada-GO), em parceria com outras 15 ONGs, militantes e ativistas e tem o apoio de entidades governamentais de Goiás e do município de Goiânia.
A parada será totalmente custeada por uma emenda impositiva do vereador Fabrício Rosa (PT). Segundo a organização, a escolha do tema: Famílias LGBT+ Existem! Direitos, Inclusão e Diversidade é mais do que simbólica, ela é política.
Serviço
Assunto: Semana da Diversidade LGBT+ de Goiânia
Quando: de sábado (06/09) até domingo (14/09)
Onde:
Mais informações: @paradagoias
Entrada franca
- Bosque dos Pássaros;
- Teatro Goiânia Ouro;
- Câmara Municipal de Goiânia;
- Semasdh;
- Vila Cultural Cora Coralina;
- Bosque dos Buritis;
- Lago das Rosas;
- Parque Flamboyant;
- Praça Cívica;
- Hype 11.
Saiba mais
Vila Cultural Cora Coralina recebe Circuito de Artes Negras
Humorista Paulinho Gogó apresenta novo espetáculo no Teatro Goiânia
“A Hora da Galhofa” revisita trajetória de festival de arte de rua na capital