Filarmônica abre Canto da Primavera com concerto ao ar livre

A Orquestra Filarmônica de Goiás abre o 24º Canto da Primavera, em Pirenópolis, nesta terça-feira (9/9). O concerto, preparado exclusivamente para o evento, terá repertório dedicado a composições conhecidas do público e será regido pela maestra associada do grupo, Mariana Menezes.
A apresentação será realizada às 19h, no palco principal, montado na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis, principal cartão postal local e um dos símbolos da cultura goiana.
A apresentação da Filarmônica é um convite ao público para uma viagem pela cultura nacional, como explica a maestra.
“O repertório escolhido, além de tecer um diálogo com a riqueza musical do Brasil, é uma forma de exaltarmos a cultura brasileira, mas também as raízes que deram origem à identidade do povo goiano. Passearemos por diversos ritmos nacionais, desde as consagradas músicas da bossa nova até as canções que rememoram a tradição sertaneja do planalto central, sem deixar de lado os clássicos da música de concerto”, comenta Mariana.
O público será prestigiado, por exemplo, com a música “Noites Goianas”, do compositor Joaquim Santana, que foi o Hino do Estado de Goiás de 1919 a 2001, e com a “Sertanejo Medley”, que reúne obras de diversos compositores sertanejos em uma única peça musical, remetendo às tradições da cultura do sertanejo do planalto central, e que contam a vida e o cotidiano na lida do campo.
Também serão tocadas músicas como o arranjo produzido pelo músico Freddy Portilho para a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, conhecida como a icônica abertura do programa de rádio “A voz do Brasil”, que marcou gerações; além de “Suíte Bossa Nova”, obra que combina diferentes canções e melodias de diversos compositores, como João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, entre outros; e o mundialmente conhecido “Bolero”, de Maurice Ravel, compositor e pianista francês.
Novo projeto
O concerto de abertura do 24º Canto da Primavera marca também o início do novo projeto da orquestra, o Filarmônica ao Ar Livre, que levará apresentações de música erudita a praças e parques tanto de Goiânia quanto do interior.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), responsável pela orquestra, em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult). O grupo é gerido pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.
“A participação da Filarmônica no Canto da Primavera já se tornou uma tradição, sendo um concerto ao livre que leva cultura com alto nível de qualidade a quem tem a oportunidade de participar. Queremos que isso seja levado também aos goianos de outras cidades, principalmente no interior do estado. Por isso, faremos o projeto Filarmônica ao Ar Livre”, ressalta o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto.
Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a abertura do Canto da Primavera com a Orquestra Filarmônica de Goiás representa muito mais do que um concerto inaugural.
“Abrir o Canto da Primavera com a Filarmônica traduz o compromisso do Governo de Goiás em democratizar o acesso à cultura e aproximar o público da música em suas mais diversas formas. Levar um concerto deste nível para o coração de Pirenópolis, em um palco aberto e gratuito, é reafirmar que a cultura é um direito de todos”, destaca.
Serviço:
Assunto: Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás
Quando: Terça-feira (9/9), às 19h
Onde: Palco principal, praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, Centro, Pirenópolis (GO)