PAA Quilombola classifica 134 propostas no resultado final

Entregas dos produtos começam após 17/9, em conjunto com a Emater Goiás (Foto: Ana Flávia Marinho / Seapa )

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) divulga o resultado final do Chamamento Público nº 01/2025, referente ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Quilombola, na modalidade Compra com Doação Simultânea.

O resultado definitivo classifica 134 propostas como beneficiários fornecedores, totalizando R$ 1.999.667,19 em investimentos, dentro do limite de R$ 2 milhões previstos.

Expansão do programa

O PAA Quilombola é uma iniciativa do Goiás Social, realizada com recursos do Fundo Protege, que garante oportunidades de comercialização para agricultores familiares quilombolas e segurança alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade.

Em 2025, o programa praticamente dobrou os resultados obtidos, comparados ao edital do ano anterior. Em 2024, foram convocados 69 beneficiários, com R$ 1 milhão em recursos empenhados (R$ 999.999,28 efetivamente distribuídos) e atendimento a sete municípios.

Neste ano, além do recorde em investimentos e propostas aprovadas, 11 municípios foram contemplados, com destaque para Flores de Goiás (51 propostas classificadas) e Cavalcante (47), seguidos por Minaçu (16), Cidade Ocidental (4), Simolândia (4), São João da d’Aliança (4), Santa Rita do Araguaia (3), Divinópolis de Goiás (2), Alto Paraíso de Goiás (1), Monte Alegre de Goiás (1) e Teresina de Goiás (1).

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, os números mostram a expansão do programa.

“O resultado final do PAA Quilombola demonstra a ampliação gradual e consistente dessa política pública, garantindo maior alcance social e fortalecendo a agricultura familiar quilombola”, afirmou.

Próximas etapas

Os beneficiários fornecedores somente poderão iniciar as entregas após o recebimento formal da Ordem de Fornecimento, documento que será emitido pela Seapa e enviado ao e-mail cadastrado na proposta de venda. O processo de emissão terá início no dia 11 de setembro e previsão de encerramento até 29/9.

A listagem das entidades socioassistenciais cadastradas pela OVG e aprovadas pelo Grupo Gestor da Política Estadual de Compra da Agricultura Familiar (GGPECAF) será publicada até 17 de setembro no site oficial da Seapa. As entregas deverão ocorrer exclusivamente nas unidades recebedoras previamente autorizadas e indicadas nessa listagem.

A partir do dia 17/9, os produtores classificados, que já estiverem com a Ordem de Fornecimento em mãos, poderão procurar o escritório local da Emater Goiás para definir, junto com a unidade recebedora indicada em seu município, o calendário de entregas dos produtos da proposta de venda cadastrada no programa.