Caiado destaca modernização e desafios do campo no Agro Summit

A força do agronegócio brasileiro, bem como de Goiás, e o avanço da capacidade produtiva graças à tecnologia foram temas da participação do governador Ronaldo Caiado na manhã desta quinta-feira (11/9), em São Paulo (SP), no Agro Summit 2025.
Realizado pelo Bradesco BBI Agro, o evento reúne líderes do setor para debater os desafios e oportunidades de negócios do segmento.
“As pessoas hoje entendem o significado da agropecuária brasileira, com a relevância dela no cenário, não só da nossa balança comercial, mas por transformar a realidade no interior do Brasil”, afirmou o governador.
Agro Summit
Compondo o painel “Diálogo pelo Futuro do Agro”, Caiado enfatizou o papel fundamental do agro na transformação social e econômica. Devido ao desenvolvimento ancorado nas revoluções tecnológicas, o setor foi responsável por elevar a renda per capita, melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento regional em diversas regiões brasileiras, especialmente no Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
“É o que mais se modernizou e mais deu conta de evoluir no país. Com todo respeito à área da indústria, serviço e comércio, ninguém conseguiu avançar igual”, salientou.
Entre os avanços no campo, governador citou os centros de inoculantes em Goiás e a forte presença de inteligência artificial nas propriedades rurais, trazendo mais eficiência. “Hoje, uma propriedade utiliza inteligência artificial para identificar pragas, sem necessidade de pulverização sistêmica na lavoura” explicou. Ele também falou sobre o Centro de Agricultura Exponencial, desenvolvido em parceria com a Huawei, que utiliza a rede 5G para o monitoramento de áreas de pragas por drones, colocando o Estado na vanguarda da agricultura de alta tecnologia.
A segurança pública e sua importância para o desenvolvimento rural também foram destacadas por Caiado, ao ressaltar que Goiás se tornou referência no setor, com propriedades totalmente georreferenciadas e um batalhão rural equipado com tecnologia de ponta, como o Starlink. “A segurança no campo é plena. Bandido não se cria”, garantiu, destacando que o Estado conseguiu eliminar a presença de facções criminosas em território goiano. Segundo ele, essa tranquilidade é uma condição essencial para que Goiás continue crescendo e se consolidando como um exemplo de estabilidade e desenvolvimento no Brasil.
Caiado também chamou a atenção para o aumento da judicialização de dívidas no crédito rural. “Evidentemente falta uma política que possa tratar para que não chegue a essa situação. Isso é algo que tem que ser tratado dentro das decisões de governo, em que haja um fatiamento daqueles em que foram realmente brutalmente penalizados por condições seja climática ou econômicas de mercado e devem ser tratados de forma diferenciada”.
O painel foi moderado pelo economista-chefe do Bradesco, Fernando Honorato, e teve também a participação do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Guilherme Campos. A abertura do evento contou com a apresentação do CEO do Bradesco, Marcelo de Araújo Noronha.
“O agronegócio brasileiro é uma potência global. E temos orgulho de contribuir com soluções financeiras, inteligência de mercado e iniciativas, como por exemplo este evento aqui, que promove conhecimento e conexão entre os principais agentes do setor”, afirmou.