Semad lança Selo Sociobiodiversidade

Lançamento do selo foi realizado na data em que se comemora o Dia do Cerrado (11/09), em Goiânia (Foto: Semad-GO)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lançou o primeiro Selo Sociobiodiversidade nesta quinta-feira (11/09), durante evento que celebra o Dia do Cerrado, em Goiânia. O emblema reconhece alimentos, artesanatos e produtos de bem-estar que respeitam a natureza, a cultura local e os saberes tradicionais, promovendo desenvolvimento sustentável e inclusão social.

O gerente de economia verde e circular da Semad, Ramon Trajano, afirma que, embora Goiás seja um estado rico em biodiversidade e cultura, muitos produtos que utilizam matéria prima do Cerrado ainda não recebem o reconhecimento que merecem.

“A falta de visibilidade limita oportunidades de mercado. É hora de mudar isso”, afirma Trajano.

A ideia é que o selo impulsione a geração de renda, valorize boas práticas de produção e dê visibilidade a alimentos, artesanatos e produtos de bem-estar que realmente preservam o meio ambiente e comunidades locais.

Selo Sociobiodiversidade

O selo é apresentado em três versões, cada uma representando um segmento da sociobiodiversidade de Goiás.

São elas:

  • Alimentos: dedicada a frutos, castanhas, polpas, óleos, farinhas, temperos, bebidas e mel. Podem ser in natura, minimamente processados ou beneficiados, sempre mantendo relação com a biodiversidade do Cerrado.
  • Artesanato: dedicada a itens naturais com identidade cultural produzidos a partir de matérias-primas vegetais do Cerrado, incluindo reaproveitamento de resíduos e vinculados a povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares.
  • Bem estar: dedicada a produtos medicinais, terapêuticos, cosméticos, aromáticos ou de higiene pessoal, elaborados a partir de espécies nativas do Cerrado, respeitando saberes tradicionais e legislação vigente.

Na visão de Trajano, a criação do selo representa para sociedade ter acesso a produtos que respeitam o meio ambiente e a cultura local. Aos produtores, representa valorização, incentivo à inovação e acesso a novos mercados, fortalecendo a economia local e a sustentabilidade.

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