MEC seleciona oito projetos goianos para 5ª Setec

A criatividade dos estudantes goianos ganha mais uma vez o palco nacional. A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO) teve oito projetos selecionados para a Mostra Tecnológica da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (Setec), promovida pelo Ministério da Educação (MEC).
O evento ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de outubro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Com foco no futuro dos estudantes, a semana Nacional da Educação objetiva valorizar a Educação Profissional e Tecnológica, divulgando resultados de pesquisas e de ações de extensão que estimulam o uso da tecnologia para a solução de problemas reais, fortalecendo a formação cidadã dos jovens e aproximando as escolas de todo o Brasil.
Projetos goianos selecionados
Foram selecionados os seguintes inovadores:
- “Estômato em Foco”, sobre sustentabilidade vegetal, do Colégio Estadual Pedro Alves de Moura, de Rubiataba;
- “Educação e Inovação no Manejo da Intolerância Alimentar”;
- “Irrigação Automática de Baixo Custo”;
- “Explorando o Cerrado”. Do C.E. Virgílio do Vale, de Ceres, game que propõe ideias de um varal automatizado com sensor de chuva e jogos educativos para conscientização sobre a dengue.
- Já o Colégio Estadual Jardim Europa, de Goiânia, apresentará o projeto “Recycoin”, sistema que usa gamificação e blockchain para incentivar a cultura de sustentabilidade.
Para a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, os projetos saem das escolas em condições de contribuírem para a melhoria da vida das pessoas.
“Esses projetos mostram que a Educação pública de Goiás está formando jovens protagonistas, capazes de transformar conhecimento em soluções inovadoras para o dia a dia. Estamos muito orgulhosos dos nossos estudantes, professores e das nossas escolas”, celebra a secretária.
Saiba mais
Educação anuncia vencedores para estampar capas dos cadernos