Sorvete alivia calor e previne doenças no HGG

Além de aliviar o calor nos dias quentes, o Serviço de Nutrição do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) tem utilizado sorvete para tratamento e prevenção de mucosites, lesões internas na boca e aftas severas.
Mas, nesta terça-feira (23/9), pelo Dia do Sorvete, o doce gelado é ofertado aos pacientes das demais enfermarias do hospital. Para realizar essa ação e servir o alimento aos pacientes que mais precisam, a cozinha do hospital conta com uma máquina de sorvete.
Sorvete e tratamento
Sorvete já faz parte da dieta regular de pacientes internados nos leitos para transplante de medula óssea, no Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (Napp), Unidade de Terapia Intensiva e para os que fazem tratamento junto ao Serviço de Odontologia para Pacientes Especiais (Sope).
A partir do equipamento, nutricionistas do HGG podem aplicar a crioterapia, técnica que consiste na aplicação de alimentos à frio para prevenir e tratar complicações como mucosite, xerostomias, lesões na boca e sangramentos orais — problemas comuns em pacientes debilitados, que dificultam a alimentação, com chances de comprometimento da eficácia do tratamento.
De acordo com a nutricionista do HGG, Júlia Malta, que atua junto aos pacientes que realizaram o transplante de medula óssea, a crioterapia aplicada por meio do sorvete permite oferecer uma alternativa nutricional saborosa, que incentiva a alimentação e contribui para o bem-estar do paciente.
“Além de prevenir lesões, o uso do sorvete tem mostrado um impacto muito positivo na aceitação e evolução dos pacientes, e entendemos que isso englobe diversos fatores. O sorvete faz parte do hábito alimentar da população e, via de regra, está relacionado a situações de lazer e bem-estar, além de estarmos em uma região de muito calor, que pode ser aliviado pelo sorvete”.
Monotonia alimentar
A nutricionista também reforça que os pacientes que recebem suplementos orais por longos períodos, se queixam da monotonia alimentar.
“A oferta do sorvete representa uma variação de sabor. Eles não imaginam que vão tomar sorvete durante a internação. Nós temos aliado cuidado clínico à experiência positiva do paciente, reforçando a humanização e a atenção integral à saúde”, explicou.
O sorvete também proporciona vasoconstrição nos vasos sanguíneos, relaxamento muscular e analgesia, além de reduzir a dor e a gravidade da mucosite, diminuindo a necessidade de analgésicos.