Hugol alerta para déficit de bolsas de sangue e convoca doadores de todos tipos

Atualmente, há um déficit de 150 bolsas em relação ao volume considerado seguro do ponto de vista assistencial. Situação preocupa, especialmente diante do início do período chuvoso, quando ocorre crescimento significativo dos acidentes de trânsito (Foto: Secom-GO)

O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) alerta para a situação crítica no estoque da unidade. Atualmente, há um déficit de 150 bolsas em relação ao volume considerado seguro do ponto de vista assistencial. A situação preocupa, especialmente diante do início do período chuvoso, que resulta em um crescimento significativo de acidentes de trânsito.

Segundo o supervisor do Banco de Sangue, Wilson Moreira, o aumento na demanda transfusional pressiona os estoques e pode comprometer a agilidade no atendimento de casos graves.

“A demanda por bolsas de sangue deve aumentar com o início do período chuvoso, quando é registrada maior ocorrência de acidentes de trânsito, somando-se ao fato de que nossa unidade já possui um elevado consumo devido à realização de cirurgias cardíacas, o que faz com que nosso estoque precise ser reforçado”.

O Banco de Sangue do Hugol recebe doações de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30, e aos sábados, das 7 às 12 horas. Todos os tipos sanguíneos são necessários e bem-vindos.

Doar sangue é um ato seguro e de solidariedade. A triagem clínica é rigorosa, garantindo que apenas pessoas em boas condições de saúde possam doar. Todo o material utilizado é descartável, sem risco de contaminação para o doador.

Doação de sangue – critérios

Qualquer pessoa pode doar sangue, desde que sejam respeitados os critérios para proteção tanto do doador quanto do receptor. São eles:

  • estar saudável;
  • não estar gripado, resfriado ou febril;
  • ter acima de 50 quilos;
  • ter entre 18 e 69 anos;
  • estar descansado e alimentado;
  • evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação;
  • não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva a menos de 1 ano;
  • não ter realizado procedimentos endoscópicos nos últimos 6 meses;
  • não estar em uso de antibióticos e antifúngicos. Caso tenha feito uso, aguardar 14 dias após o término para realizar a doação;
  • não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como: Sífilis, Hepatite B ou C, Hepatite A (após os 11 anos), HIV, HTLV, Doença de Chagas;
  • não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
  • não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol, pelo número: (62) 3270-6662 ou pelo WhatsApp: (62) 3270-6661.

Hugol

Inaugurado em 2015, o Hugol tornou-se referência no atendimento de urgência e emergência em Goiás e no Brasil. A unidade estadual atende pacientes de média e alta complexidade, com foco em traumatologia, queimaduras, cardiologia, neurologia e medicina intensiva.

Possui 512 leitos, sendo 66 UTIs adulto e 30 UTIs pediátricas. Desde sua inauguração, já realizou mais de 22 milhões de procedimentos, dentre urgência e emergência, internações, ambulatório e equipe multidisciplinar, procedimentos cirúrgicos, exames, transfusões e coletas de sangue.

Hoje, além de ser referência em diversas áreas da saúde e no atendimento humanizado ao paciente, o Hugol é ainda um hospital de assistência, ensino, pesquisa e extensão universitária, com banco de sangue próprio. E o cuidado vai além do atendimento médico, a unidade promove ações junto à sociedade, com projetos como Hugol na Comunidade e Hugol nas Escolas.

Em 2022, o Hugol foi reconhecido nacionalmente pela qualidade e segurança oferecida aos pacientes. A unidade foi reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, com o Selo de Acreditado com Excelência – ONA 3, a mais alta certificação de qualidade hospitalar atribuída pela ONA. Já em 2023, a unidade recebeu o Prêmio CriAção SUS pela implementação de checagem beira-leito eletrônica como ferramenta de segurança na prática transfusional.