Economia lança suporte técnico com IA no WhatsApp

TicBot é uma solução avançada que combina automação de atendimento com inteligência artificial (IA) generativa (Foto: Economia)

A Central de Atendimento da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Secretaria da Economia conta agora com mais um canal de suporte técnico: o TicBot, assistente virtual no WhatsApp. Para acionar a ferramenta lançada nesta quarta-feira (1º/10), basta iniciar a conversa com o número (62) 3269-2900

O TicBot é uma solução avançada que combina automação de atendimento com inteligência artificial (IA) generativa, proporcionando interações mais naturais, eficientes e personalizadas, mesmo fora do horário comercial.

A ferramenta tem como público-alvo servidores e colaboradores da Economia, além de contribuintes que buscam suporte técnico em assuntos relacionados à tecnologia da informação da Secretaria da Economia. Em linguagem simplificada, são apresentados os serviços mais demandados pelos usuários.

O chatbot entende perguntas complexas e utiliza IA para formular respostas relevantes com base no histórico da conversa e nos dados disponíveis.

Suporte técnico

Para o público interno (servidores e colaboradores), as opções incluem orientações de TI sobre o Portal de Aplicações e Serviços, senha de rede ou instalação de software, ativar ou consertar telefones, ramais, VOIP e Call Center, problemas com computador ou periféricos e consulta de protocolo ligado à área.

No caso do público externo, o TicBot também oferece orientações de TI sobre o Portal de Aplicações e Serviços, como autocadastro, alteração de e-mail cadastrado e recuperação de senha, além de consulta de protocolo ou processo em andamento na Central da STI.

Em todos os atendimentos não solucionados pelo TicBot, será aberta uma solicitação de serviço e encaminhado um protocolo de atendimento ao usuário por e-mail, com resolução posterior pela Central de Atendimento ou pelas equipes de segundo nível.

Sobre o projeto

O TicBot foi desenvolvido pela Gerência de Serviços da STI, por meio da Coordenação de Telecomunicações e Atendimento, com apoio da Gerência de Dados e Inteligência Analítica e Gerência de Suporte Técnico, com o objetivo de otimizar o atendimento e dinamizar a abertura de solicitações de serviço.

A ferramenta oferece uma melhor experiência para quem necessita dos serviços da Central de Atendimento da STI, por meio de mais uma forma de comunicação.

“Com respostas rápidas, precisas e personalizadas, buscamos melhorar a experiência do usuário e automatizar tarefas repetitivas”, informou o gerente de Serviços, José Roberto Jardim Júnior.

Canais de atendimento

Além do chatbot, a Central de Atendimento da Gerência de Serviços segue com o suporte pelo e-mail tiatendimento.economia@goias.gov.br e pelo telefone (62) 3269-2900, em dias úteis, das 7h às 19h.

Converse com o TicBot