Sete obras de pavimentação rodoviária têm recorde de estruturação

Máquinas e operários trabalham na pavimentação da GO-178, em Jataí, na interligação com a BR-364 (Foto: Júnior Guimarães)

O Governo de Goiás, por intermédio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), e o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag) consolidam avanços na estruturação de sete projetos de pavimentação rodoviária em um prazo recorde de 100 dias.

A partir da assinatura do Termo de Cooperação 001/2025, em 23 de junho de 2025, quatro obras já estão em plena execução e as demais finalizam nos próximos dias os procedimentos técnicos para a assinatura dos contratos.

Esta celeridade representa uma mudança de paradigma na execução de infraestrutura pública, unindo a eficiência da iniciativa privada aos rigorosos controles de transparência exigidos pela administração pública.

O modelo adotado baseia-se na Lei Federal nº 13.019/2014, o Marco Regulatório do Terceiro Setor, que orienta parcerias entre o poder público e organizações da sociedade civil e permitiu a formalização do acordo entre governo e o Ifag, uma organização vinculada à Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg).

“Estamos mostrando que é possível fazer mais, com mais qualidade e em menos tempo. A população quer obra pronta, quer estrada boa, quer segurança para trafegar. Esse novo formato garante isso”, afirma o governador Ronaldo Caiado. “É uma inovação administrativa prevista nas legislações federal e estadual. Ao romper com a burocracia ineficiente, Goiás será exemplo para o Brasil”, acrescenta.

“Sem dúvida, Goiás está na vanguarda da contratação de obras públicas, com esse modelo focado na boa aplicação do recurso público, no controle da qualidade e na celeridade das entregas de infraestrutura. Isso tem revolucionado a capacidade do Estado de investir”, ressalta o presidente da Goinfra, Pedro Sales.

Das quatro rodovias em execução, três estão no Sudoeste goiano e uma na Região da Estrada de Ferro. A pavimentação da GO-180, com 32,8 quilômetros entre os entroncamentos da GO-467 e da GO-306, é realizada com investimentos de R$123,6 milhões e prazo de 31 meses.

O lote 1 da GO-178 abrange 38,8 quilômetros entre os entroncamentos da BR-364 e da GO-306. É conduzida com aporte de R$116,2 milhões e cronograma de 21 meses. A obra da GO-461, entre os entroncamentos da GO-194 e da GO-221, possui extensão de 52,3 quilômetros e conta com investimento de R$ 96,4 milhões e prazo de 18 meses.

Com investimento de R$ 152 milhões e prazo de 18 meses, a quarta obra é a da GO-147, que compreende 46,2 quilômetros entre Bela Vista de Goiás e Silvânia, no entroncamento da GO-010. A solenidade que marca o início das intervenções acontece neste sábado (4/10), em Bela Vista, com as presenças do governador Ronaldo Caiado, do vice Daniel Vilela, autoridades estaduais, municipais, lideranças do agro, produtores rurais e populações beneficiadas de 10 municípios.

Contratação

Duas rodovias estão em fase de seleção das construtoras, com edital na praça para o recebimento de propostas. Uma delas refere-se a um segundo lote da GO-178, que compreende 46,5 quilômetros do entroncamento da GO-306 até o município de Itarumã, na região Sudoeste de Goiás.

A outra fica na GO-220 e abrange 45,2 quilômetros do entroncamento da GO-341 até Perolândia, também no Sudoeste. O início das obras para as duas rodovias, previsto para 2026, deve ocorrer ainda este ano, com a execução de etapas que não são limitadas pelas chuvas, como obras de arte especiais (OAEs).

A sétima e última obra aguarda remessa do anteprojeto revisado pela Goinfra, o que deve ocorrer nos próximos dias. Trata-se de um trecho de 68,3 quilômetros da GO-206 que vai do entroncamento da GO-178 até a GO-184.

Integridade

O modelo implementado pela parceria entre o governo e o Ifag mantém rigorosos mecanismos de controle e transparência. Os recursos são provenientes exclusivamente do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), com prestação de contas periódicas e acesso público aos documentos pelos cidadãos e órgãos de controle externo (www.ifag.org.br).

A fiscalização técnica fica a cargo da Goinfra, enquanto a certificação de conformidade é realizada pelo Consórcio de Apoio à Estruturação de Projetos (Caep), que reúne quatro empresas internacionalmente reconhecidas nos ramos jurídico, de engenharia, compliance e meio ambiente.

O investimento total nas sete obras iniciais soma R$1,145 bilhão, representando mais de 330 quilômetros de pavimentação que beneficiarão diretamente o escoamento da produção agropecuária e a mobilidade no estado.