Claque Cultural chega a Jataí neste fim de semana

O Claque Cultural chega nesta sexta (10) a Jataí com cerca de 70 apresentações gratuitas. A abertura fica sob o comando de Jacó Saxofonista, a partir das 19 horas, seguido pela banda de samba Nóys é Noys, às 20h30.

O evento segue até 31 de março de 2026 no Sesc Jataí, reunindo artistas contemplados no edital 2025/2026. A entrada é gratuita, e a programação conta com atrações de música, artes visuais, teatro, dança e audiovisual.

“O Claque Cultural chega à Jataí com uma maratona de apresentações gratuitas. São R$ 23 milhões investidos, juntamente com o Sesc, para fomentar a arte e toda a cadeia produtiva de turismo e eventos”, ressalta o secretário de estado da Retomada, César Moura.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás, e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, o Claque é uma das maiores oportunidades que o público tem para contemplar o trabalho dos artistas de maneira gratuita e acessível.

“É maravilhoso o que o Claque proporciona, tanto para quem faz arte, quanto para quem aprecia, por isso convido a população de Jataí a aproveitar essa oportunidade de conhecer os artistas que vão se apresentar em nossa unidade durante esse período”, ressalta.

Para o diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o evento é a prova de que o Governo de Goiás e o Sesc valorizam a cultura goiana.

“Nosso maior objetivo com o Claque é fazer com que as pessoas tenham acesso à cultura. Queremos que a população jataiense celebre esse momento, no qual vamos transformar o Sesc Jataí em um palco para que artistas talentosos tenham a chance de se apresentar e mostrar que vale a pena viver a arte”, destaca.

Claque Cultural

O Claque Cultural foi lançado em 2021 para fomentar o trabalho dos artistas que foram impactados pela pandemia de covid-19. A iniciativa contempla diversas expressões artísticas, como artes cênicas, artes visuais, literatura, música e audiovisual.

O evento também fortalece a economia dos municípios por onde passa, com destaque para a contratação de estrutura para os eventos, além dos impactos positivos nos setores de alimentação e de hospedagem.

Claque Cultural pelo Estado

Nesta edição, o Claque Cultural contempla diferentes polos de apresentação em Goiás. Em Goiânia, Anápolis, Jataí e Caldas Novas, as atividades começam em outubro de 2025 e seguem até março de 2026.

Já Alto Paraíso recebeu o projeto de 2 a 4 de outubro; Morrinhos, de 16 a 18 do mesmo mês; e Jussara, de 12 a 14 de novembro.

Pela primeira vez, o evento realiza apresentações fora do Estado, tornando a Bahia o polo de circulação nacional, que acontece de dezembro de 2025 a março de 2026, enquanto a mostra de audiovisual, presente em todos os polos, acompanha toda a temporada, de 1º de outubro de 2025 a 31 de março de 2026.

Confira a programação de outubro em Jataí:

Dia 10/10
19h – Jacó Saxofonista
20h30 – Banda Nóys é Nóys

Dia 11/10
16h – O Mundo Mágico
19h – Cejane Verdejo

Dia 12/10
13h – Fred Monteiro
16h – Cia Ju Cata-Histórias
18h – Banda Rota Zero 60

Dia 26/10
11h – Companhia Maculelê Arte e Dança
15h – Maracatu Leão do Cerrado
18h – Grupo Naquele Pike

*O restante da programação será divulgada mensalmente no perfil do Instagram @claquecultural
** Programação sujeita à alterações

Serviço:

Claque Cultural tem início nesta sexta (10) em Jataí

Data: de 10 de outubro de 2025 a 31 de março de 2026
Hora: conforme a programação no instagram @claquecultural
Local: Sesc Jataí – Av. Dep. Costa Lima, 2034 – Vila Santa Maria, Jataí (GO)

Saiba mais:

Claque Cultural terá programação em sete cidades goianas e na Bahia