Goiás lança pesquisa inédita de satisfação dos usuários do SUS

A Secretaria da Saúde (SES-GO) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), lançou, na terça-feira (08/10), a Pesquisa de Satisfação das Unidades de Saúde estaduais, no auditório do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG).
A iniciativa representa um marco na transparência e participação social, colocando a voz do cidadão como elemento central para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes na área da saúde.
O secretário-chefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade, explicou como que pesquisas com o próprio usuário podem ajudar no serviço oferecido no SUS em Goiás.
“O controle social é muito importante para que, de fato, os mecanismos de transparência funcionem bem. Então você ouvir do usuário, o que ele pensa do hospital, qual foi a experiência que ele teve, as equipes que o atenderam, a estrutura da unidade, isso é muito importante para que nós possamos avaliar junto com o TCE a possibilidade de inclusive aprimorar depois o trabalho de auditoria, com consultorias da CGE na perspectiva da melhoria do próprio atendimento do hospital”, comentou.
Pesquisa de satisfação dos usuários do SUS será por QR Code
O secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, salientou que esse levantamento representa um avanço significativo na forma de gestão.
”A pesquisa de satisfação dos usuários do SUS irá avaliar a infraestrutura, a qualidade do atendimento e o tempo de espera, através de um QR Code que o paciente usará para fornecer feedback de forma anônima. Os dados coletados serão usados para criar relatórios e direcionar melhorias, focando na perspectiva do paciente”, diz.
O conselheiro do TCE Sebastião Tejota disse que o tribunal realiza um trabalho longo de fiscalização e monitoria.
“Temos um programa de visitas permanentes e percebemos que, atualmente, o Estado tem hospitais que realizam um trabalho de excelência, como o próprio HGG, que hoje não deixa nada a desejar mesmo para unidades da rede privada. Isso significa essencialmente uma boa gestão”, reforçou.
Pesquisa de satisfação dos usuários do SUS
Além de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão das unidades de saúde, a pesquisa reforça o compromisso do Governo de Goiás com a inovação e a modernização administrativa, consolidando as práticas de governo aberto e de participação cidadã como pilares fundamentais da administração pública estadual.