Pirenópolis sedia 89º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais
Caiado faz palestra para representantes da Justiça Eleitoral e destaca que Brasil precisa avançar na regulamentação de ferramentas tecnológicas (Fotos: Hegon Correa/Secom)
Teve início nesta quinta-feira (09/10) o 89º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), que reúne presidentes, desembargadores, diretores e assessores dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país, em Pirenópolis. Durante dois dias, eles estão reunidos no interior goiano para debater sobre os desafios da democracia atual.
O governador Ronaldo Caiado proferiu a palestra inaugural do Coptrel. Em sua manifestação, defendeu o uso de recursos tecnológicos para otimizar a fiscalização nas eleições e tornar a democracia cada vez mais plena.
“Mais do que nunca, é importante que o sistema eleitoral brasileiro tenha toda a estrutura, com o máximo de acesso à inteligência artificial, capaz de fazer o mais extenso rastreamento sobre a origem de candidatos e até a sua capacidade de gastos, mas também por quem o sustenta”, ressaltou.
Caiado faz palestra para representantes da Justiça Eleitoral e destaca que Brasil precisa avançar na regulamentação de ferramentas tecnológicas (Fotos: Hegon Corrêa/Secom)
Sobre o 89º Encontro do Coptrel
Fundado em 1995, o Colégio de Presidentes dos TREs (Coptrel) é uma entidade nacional que reúne os presidentes de todos os tribunais eleitorais do Brasil, com o objetivo de promover o diálogo e buscar soluções para os desafios da Justiça Eleitoral, contribuindo para o fortalecimento das instituições democráticas.
Durante sua palestra inaugural, Caiado destacou que o Brasil precisa avançar na regulamentação de ferramentas tecnológicas, que, segundo ele, atualmente esbarram em regras retrógradas.
“O Brasil está perdendo o seu momento. O desafio do mundo é: quem dominar a inteligência artificial, quem tiver estrutura de banco de dados, vai conseguir alavancar para cada um dos seus setores”, reforçou.
Ele também mencionou que os avanços tecnológicos implementados em Goiás, posicionando o estado como referência nacional em inovação e regulação da inteligência artificial. Ele destacou iniciativas em pesquisa, legislação e apoio a startups, que vêm transformando a gestão pública e os serviços oferecidos à população.
“Goiás é o único estado que já tem a sua lei de inteligência artificial aprovada. E já tem aqui o Centro de Excelência em Inteligência Artificial, com vários alunos formados na Universidade Federal em inteligência artificial e também na área de Engenharia da Computação”, pontuou.
Ao final do encontro, que segue durante toda essa sexta-feira (10/10), será realizada a leitura e assinatura da Carta de Pirenópolis, documento que visa consolidar as principais diretrizes )para atuação conjunta dos TREs no país.
O presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga fez a seguinte avaliação sobre o evento.
“É uma oportunidade que temos de nos encontrarmos, aplicarmos e conhecermos novas técnicas de combate, principalmente, das fake news e deepfake, identificarmos novos instrumentos nesta atuação combativa e nos encontrarmos com os vários segmentos da justiça eleitoral”, afirmou Veiga Braga.
Para o presidente do TRE de Mato Grosso do Sul e atual presidente do Coptrel, o desembargador Carlos Eduardo Contar agradeceu a presença de Caiado e reforçou a importância do encontro como espaço de articulação institucional.
“Chegamos a três décadas de união em prol do destino comum, voltado à melhoria das atividades judiciais e administrativas eleitorais. Nenhum outro está tão junto da sociedade, tão mais próximo das expectativas e vivenciando a realidade dos cidadãos do que os juízes e os tribunais regionais eleitorais”, defendeu.